HomeNotícias >  Acontece em São Paulo
 
Projeto Nakarroça, da UBS Jd Nakamura, leva saúde e qualidade de vida a catadores
 

Tirar os catadores da invisibilidade por meio da arte e mostrar às pessoas  a importância deles e do trabalho que realizam. Estes foram os principais objetivos do “Projeto Nakarroça”, evento coordenado pelo PAVS da UBS Jardim Nakamura na última quinta-feira (08/06) em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente.

Aliando a questão ambiental à saúde, o evento ocorreu na E.E. Oscar Pereira Machado e reuniu catadores do território para oferecer diversos serviços, tais como aferição de pressão arterial, testes rápido de HIV, vacinação, avaliação odontológica, além de corte de cabelo, serviços de manicure, além de outras ações de enfermagem.

Desenvolvida pelo agente de promoção ambiental Francisco das Chagas e toda a equipe da unidade, a ação contou com o apoio do Movimento Pimp My Carroça, Espaço Comunidade Esperança, Ciclo Social Arte, Instituto Favela da Paz, além dos APAs das UBSs Alto da Riviera, Jardim Coimbra, Integral Vera Cruz, Jardim São Bento e Jardim Valquíria.

Segundo a gerente Patrícia Pereira, este tipo de ação é uma forma de favorecer a melhoria de qualidade de vida desses trabalhadores autônomos. “Esse público dificilmente procura a UBS e alegam não ter tempo para isso. Com esta ação, o vínculo foi estabelecido e pudemos atualizar vacinas, encaminhar para outros serviços e, agora, acompanhar mais de perto esses usuários”, explica a gerente Patrícia Pereira.

Os agentes de promoção ambiental, juntamente com as equipes Saúde da Família, identificaram mais de 280 catadores nos territórios do Jardim Ângela e Capão Redondo, sendo 60% do sexo masculino e 40% do sexo feminino. Desses, 98% são autônomos, ou seja, não estão vinculados a nenhuma cooperativa ou associação. Segundo o PAVS, mais da metade não frequenta ou participa de ações das Unidades Básicas de Saúde.

Além das ações de saúde, os catadores receberam um kit de EPIs para continuarem trabalhando com segurança e, também, tiveram suas carroças revitalizadas. “A maior parte dos resíduos em São Paulo são reciclados pelos catadores. Por isso, durante a Semana do Meio Ambiente nós decidimos cuidar de quem cuida do meio ambiente”, diz o APA Francisco.

“O Projeto Nakarroça visa tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade e promover a sua autoestima e estimulá-lo a buscar a Unidade de Sáude para prevenir doenças e os riscos aos quais estão expostos no dia a dia”, finaliza a gestora local do PAVS, Debora Araújo.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
Data de Publicação: 13/06/2017

 
© Copyright 2000 / 2017 - Todos os direitos reservados.