HomeNotícias >  Acontece em São Paulo
 
Projeto “Nem pelo Ralo, Nem pelo Lixo” ensina o descarte correto de medicamentos
 

Na hora de jogar fora um medicamento inutilizado, grande parte da população descarta esses resíduos na lixeira ou no vaso sanitário. Esse tipo de ação pode ser prejudicial a outras pessoas e até mesmo ao meio ambiente se não for realizada da forma adequada. Para ajudar na conscientização sobre o tema, a equipe de farmacêuticos da OS CEJAM promoveu um treinamento aos agentes comunitários da UBS Jardim São Bento na última segunda-feira (12/06), com o intuito de promover capacitação para os profissionais por meio do Projeto PAVS “São Bento Plus” e ampliar o “Nem pelo Ralo nem pelo lixo” também para essa Unidade.

O projeto “Nem pelo Ralo, Nem pelo Lixo”, foi implementado nas UBS Jardim Germânia, Jardim Lídia e AMA Capão Redondo e idealizado pelas farmacêuticas Thalita Rigotti e Ana Lucia Seixas, especificamente para essas Unidades. Trata do descarte adequado dos medicamentos devolvidos pela população e tem como objetivo capacitar todos os colaboradores para correta abordagem do assunto junto aos usuários. O treinamento foi realizado pelas farmacêuticas Thalita Rigotti e Ana Lucia Seixas.

Fazer o descarte de medicamentos no lixo comum ou no esgoto doméstico não é uma boa solução. Segundo a supervisora técnica de farmácia do CEJAM, Brunna Delesporte, “algumas substâncias dos medicamentos causam poluição ambiental provocando um desequilíbrio do ambiente natural com riscos à saúde e ao meio ambiente. Assim, o adequado é que esses medicamentos sejam devolvidos no serviço de Saúde mais próximo da sua residência, de onde serão encaminhados para empresa responsável por esse procedimento”.

Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação. O projeto “Nem pelo Ralo, Nem pelo Lixo” está presente em todas as Unidades do CEJAM, promovendo constantemente a sensibilização dos colaboradores e usuários por meio de folhetos e palestras educativas para o descarte responsável de medicamentos.

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
Data de Publicação: 14/06/2017

 
© Copyright 2000 / 2017 - Todos os direitos reservados.