HomeNotícias >  Assessoria de Imprensa
 
Vem aí o 20º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria
 

Nos dias 23 e 24 de novembro, São Paulo (SP) sediará o 20º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Os debates estarão ancorados no tema “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”. Realizado em duas edições anuais nas principais cidades do País, os Fóruns da ABP visam levar à população temas de interesse social.

De acordo com o presidente da Academia, dr. José Martins Filho, o programa tem como ênfase os aspectos psicossociais e familiares que interessam a todos os médicos e às famílias que possam participar. “Essa tem sido a tônica de todos os Fóruns que foram realizados nos últimos quatro anos e esperamos com alegria a participação de um grande número de pessoas interessadas”, destaca.

Na quinta-feira (23), a cerimônia de abertura começará às 8h30. Na sequência, a mesa-redonda “Distúrbios do humor na criança e no adolescente”, presidida pelo dr. José Dias Rêgo, coordenador dos Fóruns da ABP, abre os debates com as palestras “Insegurança e agressividade na criança e no adolescente”, ministrada por Francisco Assumpção Junior; “Depressão na criança e no adolescente”, com Beatriz Cauduro Gutierra; e “Redes sociais e distúrbios comportamentais”, conduzida por Vera Ferrari Rego Barros.

Em seguida, a mesa-redonda “O adolescente e as drogas – Um tema que não se esgota”, presidida pelo secretário da ABP, dr. Reinaldo Menezes Martins, encerra os debates da manhã. À tarde, a partir das 14h30, o dr. Nélson Grizard presidirá a mesa-redonda “Escolas inovadoras”. Após o intervalo, haverá a mesa-redonda “Medicina Integrativa”, presidida pela dra. Magda Sampaio Carneiro. A “Atividade Cultural Benjamin Schimidt” encerrará as atividades do dia.

No segundo dia do evento, o tema “Creches, berçários, escolinhas – são necessários?” será discutido na mesa-redonda comandada pelo dr. Jayme Murahovschi. Em seguida, o dr. Luis Eduardo Vaz Miranda presidirá a mesa-redonda “Direitos do recém-nascido”, abordando os temas “O parto seguro”; “Direitos do Nascituro”; e “O papel da família frente aos direitos do recém-nascido”. A mesa-redonda “Aprendendo a entender os adolescentes”, sob o comando do dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa, encerrará o evento.

HOMENAGEM
Nesta edição, o Professor e acadêmico dr. Fernando José de Nóbrega, que ocupa a cadeira número 3 da ABP, cujo patrono é o dr. Antônio Fernandes Figueira, será homenageado pela entidade.

Dr. Fernando José de Nóbrega nasceu no Rio de Janeiro em 15 de maio de 1930 e graduou-se em medicina em 1954, na então Faculdade Fluminense de Medicina. É detentor de diversos títulos, dentre os quais estão a presidência da SPSP no biênio 1982-1983 e da SBP entre 1984 e 1985. Entre outros cargos, atuou também como presidente da International Society of Pediatric Nutrition, no período de 1990 a 1994.

Entre os muitos prêmios que recebeu, destacam-se o Prêmio Jornal de Pediatria (JPed), 1973, da SBP; Prêmio Sociedade de Pediatria de São Paulo, 1975, por um dos melhores trabalhos paulistas apresentados nos Congressos Pediátricos de 1975 (XI Pan Americano, IV Latino Americano e IXX Brasileiro); Prêmio Miguel Couto (1981,1982,1983), da Academia Nacional de Medicina; entre outros.

Tem 622 trabalhos científicos publicados, sendo 457 no Brasil e 165 no exterior. Treze livros publicados, sendo um deles o Tratado de Pediatria (“Clínica Pediátrica”). Participou de 82 pesquisas médicas.

SERVIÇO
20º Fórum da ABP
Data: 23 e 24 de novembro de 2017
Local: Auditório do Maksoud Plaza Hotel, Bela Vista, São Paulo/SP


Inscrições (gratuitas e limitadas): http://www.forumabp.com.br/ficha_inscr.asp

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
Data de Publicação: 03/10/2017

 
© Copyright 2000 / 2017 - Todos os direitos reservados.