HomeNotícias >  Acontece em São Paulo
 
Unidades de Saúde do CEJAM desenvolvem ações especiais voltadas ao público da terceira idade
 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está deixando de ser considerado um país jovem. Em 2050, serão 66,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos, número que era de 19,6 milhões em 2010. Como forma de acolher essa população que cresce todos os dias, as Unidades de Saúde do CEJAM, na semana onde se comemora o Dia do Idoso (01/09), vêm desenvolvendo ações especiais. 

UBS JARDIM SANTA MARGARIDA
Fundado em 2005, o grupo de idosos é uma iniciativa dos próprios colaboradores da Unidade e promove diversas ações a fim de contribuir para a prevenção de doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos participantes. “A equipe sentiu a necessidade de fortalecer o vínculo com esse público e realizar ações de resgate da interação social, momentos recreativos de lazer e praticar oficina de memórias prevenindo agravos em saúde”, explica a enfermeira supervisora Nathalie Silva de Sousa.

Cerca de 35 idosos comparecem às atividades, que vão desde oficinas de artesanatos, atividades lúdicas, oficina de memórias, palestras educativas, jogos, passeios e festas em datas comemorativas até avaliação multidimensional do idoso. “Os encontros acontecem todas às quartas-feiras, das 14h às 16h, em um local cedido por um dos integrantes do grupo”, diz Nathalie.

UBS INTEGRAL VERA CRUZ
No dia  29/09, os usuários do Programa Acompanhante de Idosos (PAI) participaram de uma grande festa para comemorar o início da primavera, estação mais aguardada e apreciada pelos idosos da Unidade. O evento foi recheado de lanches e frutas, além de atividades lúdicas, música e dança.

No mesmo dia, o grupo de Atividade Física, que reúne jovens, adultos e idosos da comunidade, fizeram a Trilha de Paranapiacaba (SP). “Foi espetacular ver os idosos, mulheres e jovens desafiando seus limites em uma travessia rodeada de verde, cachoeiras, pássaros, e muita diversão”, conta o gerente Roger França.

Já na última segunda-feira (02/10), em reconhecimento e agradecimento aos colaboradores e moradores da região, que têm contribuído para o desenvolvimento da Horta da UBS Integral Vera Cruz, inclusive os idosos, foram presenteados com uma cesta repleta de verduras fresquinhas, colhidas da horta.

BIODANÇA
A biodança é uma das atividades realizadas com idosos na zona sul. Por meio de seus movimentos, a prática desenvolve o autoconhecimento corporal, agilidade, concentração, melhora da postura e da autoestima. Clique aqui e conheça alguns dos movimentos!

UBS JARDIM MARACÁ
Na última quarta-feira (04/10), a UBS Jardim Maracá promoveu uma caminhada pelo Parque Santo Dias, comandada pelo educador físico Diogo Saraiva, com a participação de 35 idosos, além de uma atividade de fortalecimento muscular. A Dança Circular com idosas, promovida pela terapeuta ocupacional Sharline foi outra ação de destaque promovida pela Unidade. 

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Comunicação CEJAM
Data de Publicação: 05/10/2017

 
© Copyright 2000 / 2017 - Todos os direitos reservados.