Home >  Deficiente Saudável
 
O Programa Deficiente Saudável foi criado em 2002, durante uma reunião de um grupo de amigos com algum tipo de deficiência ou que, de alguma forma, estavam ligados direta ou indiretamente com esta parcela da população.

Inspirado no Programa Dr. Conforto, que presta atendimento solidário e de orientação a pessoas hospitalizadas, acamadas e seus familiares, nossa proposta inicial era construir um site para responder aos internautas que nos procurassem, as dúvidas sobre os vários tipos de deficiência, além de cuidados, legislação e outras orientações.

O “Deficiente Saudável” foi lançado neste mesmo ano.

Com o passar do tempo, fomos agregando diversos links como noticias, legislação, sugestão de outros sites sobre o assunto.

O resultado foi tão positivo que superou nossas expectativas. Além de atendermos pessoas com deficiência ou seus familiares, alguns alunos de cursos universitários começaram a nos procurar para conseguir informações para o desenvolvimento de seus TCC – Trabalho de Conclusão de Curso universitário.

Com a divulgação do trabalho começamos a receber convites para palestras em faculdades, fóruns, seminários, sempre com o foco principal na pessoa com deficiência.

Atualmente, o Programa Deficiente Saudável tem participado ativamente de ações que envolvem o poder público, como eventos junto às Secretarias Estaduais e Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, e desenvolve parcerias com entidades para a capacitação de pessoas com deficiência.

Além disso, participa de ações em parceria com diversas entidades envolvidas no movimento pelos direitos, integração e inclusão da pessoa com deficiência.

O Programa ainda presta assessoria em acessibilidade nas Unidades de Saúde do CEJAM. Em 2007, desenvolveu o primeiro censo de pessoas com deficiência na região do Jardim Ângela, promovendo muitas melhorias.

O nosso último levantamento aconteceu em 2010, o que nos mostrou um aumento considerável no número de pessoas com deficiência na mesma região.

Em 2013, em parceria com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, foi lançada a segunda edição da Cartilha e Orientação a Pessoa com Deficiência e seus familiares, disponível a todos neste site.

 
© Copyright 2000 / 2017 - Todos os direitos reservados.