Deficiente Saudável

O programa tem participação ativa em várias frentes de ação envolvendo o Poder Público, eventos e fóruns junto às secretarias e conselhos, parcerias para captação de pessoas com deficiência e ações conjuntas com diversas entidades envolvidas no movimento de integração e inclusão da pessoa com deficiência. Participa de ações em parceria com diversas entidades envolvidas no movimento pelos direitos, integração e inclusão da pessoa com deficiência.

O Programa ainda presta assessoria em acessibilidade nas Unidades de Saúde do CEJAM. Em 2007, desenvolveu o primeiro censo de pessoas com deficiência na região do Jardim Ângela, promovendo muitas melhorias. O último levantamento aconteceu em 2010, o que mostrou um aumento considerável no número de pessoas com deficiência na região. Em 2013, em parceria com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, foi lançada a segunda edição da Cartilha e Orientação a Pessoa com Deficiência e seus familiares.

Sobre a cartilha de Orientação à Pessoa com Deficiência e seus Familiares, por meio de uma parceria com uma empresa privada foi lançada em uma versão e-book pela tecnologia e-daisy.

Esta tecnologia é uma interface sonora, uma síntese de voz que promove a acessibilidade e facilidade de leitura para as pessoas cegas ou com alguma dificuldade no processo de aquisição de conhecimento através da leitura. Uma Solução tecnológica que serve para LER livros. Esse sistema beneficia cegos, tetraplégicos, pessoas de baixa visão, baixa audição ou com alguma deficiência motora.

PROJETO PertenSER

Um programa Inclusão e Diversidade que trabalha com questões ligadas a deficiência, diferentes culturas ou grupos étnicos, atua na sensibilização colaboradores perante a diversidade. Tem como objetivo principal a implementação do programa com qualidade e responsabilidade social aos envolvidos de modo a cumprir os requisitos estabelecidos em leis e regulamentações aplicáveis de Diversidade e Inclusão. Além da sensibilização dos novos colaboradores na Instituição a equipe responsável faz a captação e retenção destes talentos.

PROJETO Ajudando a Quem Precisa

O Projeto tem o objetivo de atender pessoas com deficiência que tenha vulnerabilidade social comprovada para a aquisição de equipamentos como cadeiras de rodas, órteses, próteses, adaptações veiculares para deficientes que voltaram a dirigir, aparelhos auditivos entre outros. Este Projeto não tem orçamento próprio, conta única e exclusivamente de parcerias com empresas, bancos, e pessoas físicas que realizam voluntariamente doações dos próprios equipamentos. Desta forma é possível realizar as doações para as pessoas que necessitam desta ajuda. Para garantir a credibilidade junto aos parceiros, a prioridade para a contribuição é para equipamentos, mas outras formas podem ser direcionadas para os Programas do Instituto de Responsabilidade Social CEJAM.