Meio Ambiente

O Programa de Meio Ambiente, foi criado em 1º de julho de 2008 a partir de iniciativas dos colaboradores da instituição que realizavam coletas seletivas nas unidades de trabalho. Outras atividades começaram a ser desenvolvidas e a necessidade de torná-las institucionais fez com que o Instituto investisse cada vez mais, não só em ações de cunho ambiental, mas também sociais e econômicas.

Um dos principais objetivos do programa é sensibilizar seus colaboradores sobre o consumo e descarte responsável de materiais utilizados na instituição e de recursos naturais. Hoje o Programa apoia e conta com as ações do PAVS - Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, um programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente que tem como objetivo integrar questões sobre o Meio Ambiente com ações de prevenção à saúde. O PAVS atua com eixos temáticos que vai de encontro com a proposta de ações do programa de meio ambiente do Instituto o que fortalece e amplia sua atuação.

Nas unidades de saúde de São Paulo o Instituto e o PAVS realizou importantes parcerias para a reciclagem, de pilhas, baterias, óleo de cozinha, chapas de raio x, aparelhos de celular e carregadores. Ações de cunho educativo são realizadas e articulações com o poder publico e privado são aprimorados constantemente.

Além das diversas ações voltadas para a reciclagem de materiais descartados o programa tem como princípio sensibilizar seus colaboradores sobre o consumo responsável de materiais utilizados na instituição e de recursos naturais.

Para organizar todas as atividades o programa está dividido em dois projetos:

Reciclagem e Descarte Responsável

O projeto tem como objetivo reciclar e descartar materiais que não serão utilizados na instituição, como, banners, papéis, plásticos, vidros, cartuchos de tinta, mobiliários, equipamentos e uniformes. Na sede administrativa do CEJAM foi disponibilizado para os colaboradores e para a população do entorno, uma caixa recicladora de pilhas e baterias. Nas unidades de saúde da região do M’ Boi Mirim é realizada em parceria com o Instituto Bióleo a coleta de óleo de cozinha e, por meio de outra parceria, a coleta de chapas de raios-X e resíduos dos consultórios odontológicos sob gestão do CEJAM

Compra e Consumo Responsável

O projeto tem como objetivo orientar, acompanhar e sensibilizar seus colaboradores e população sobre as boas práticas ambientais, no que diz respeito à compra e consumo responsável. Iniciativas como a substituição dos envelopes de papel para envelopes plásticos para correspondência interna (Envelope Vai e Vem) e compra de brindes institucionais com apelo ecológico ou social é uma das práticas adotadas pela instituição. Os materiais impressos também são adquiridos de empresas que são certificados com o selo FSC que garante que os papéis utilizados são produzidos com madeira de reflorestamento. O projeto busca também sensibilizar por meio da comunicação o consumo responsável de materiais de consumo diários (papel, cartucho de tintas, copos descartáveis, etc) e de recursos naturais (água, energia elétrica), valorizando as iniciativas de seus colaboradores e na busca permanente de ações de sustentabilidade.