Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Campanha de Vacinação contra a Gripe termina oficialmente nesta quarta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina oficialmente nesta quarta-feira (03/6), mas em Mogi das Cruzes as doses continuarão disponíveis enquanto houver estoques. Quem ainda não realizou a imunização deve procurar um Posto de Saúde ou as unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e garantir a proteção antes do período mais rigoroso do inverno. 

Até agora 62,41% do grupo prioritário se vacinou e a Secretaria Municipal de Saúde espera cumprir a meta de 80% do Ministério da Saúde. Isto significaria 80 mil pessoas imunizadas contra as gripes mais comuns do último inverno: H1N1, H3N2 e Influenza B. Dentro do grupo principal, as gestantes foram as que menos se vacinaram, com 47,49% de cobertura até o momento. Já as puérperas atingiram a meta de 80%, com 619 mulheres imunizadas.

grupo prioritário é formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 5 anos, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias do parto), profissionais de saúde, profissionais de saúde e doentes crônicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a doença e suas complicações e evitar que uma gripe simples possa evoluir para casos mais graves. As contraindicações são para as pessoas alérgicas aos componentes da vacina.

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; portanto alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio: cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas.

Outras recomendações são evitar locais fechados; lavar sempre as mãos com água e sabão; manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente os lenços de papel no lixo. 


Data de Publicação: 02/06/2015

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes