Em sua 5ª edição, Projeto Sorria Capela atende gratuitamente cerca de 200 crianças

O Projeto Sorria Jardim Capela chegou a sua 5ª edição neste sábado (29/08) com grande presença da comunidade local, especialmente Jardim Capela e Vila Calu, que participou das ações preventivas e de promoção à saúde bucal realizada pela parceria entre a equipe de odontologia do CEJAM OS M’ Boi Mirim, UBS Jardim Capela e com o Centro Acadêmico da Faculdade de Odontologia da USP.

A ação reuniu 19 alunos e 15 voluntários que, como nos anos anteriores, ofereceram às crianças palestras educativas, evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada, exame clínico, aplicação tópica de flúor e, se necessário, pequenas intervenções por meio da técnica ART (tratamento restaurador atraumático), baseado no atendimento do paciente na ausência de motores ou mesmo anestesia, e utilizando um material restaurador de boa adesão.

Gabriela Scheffer, aluna do 1º ano de odontologia, participou pela primeira vez da ação e destacou sua importância. “Fiquei muito feliz quando fui sorteada para participar. Estou aprendendo bastante por ser uma ação integrada entre os cursos de saúde”. A docente Camila Gallo, professora da Faculdade de Odontologia da USP que supervisionou a atividade, destacou igualmente sua importância. “Um momento como este é fundamental, pois é a oportunidade do aluno vivenciar a prática e conhecer outro tipo de serviço”, completou.

Os adultos não ficaram de fora das atividades. A equipe de enfermagem da UBS Jardim Capela com o apoio de alunos da Escola de Saúde CEJAM realizou busca ativa de hipertensos, testes de glicemia e teste rápido de HIV. Além disso a psicóloga Tatiana Mendes, Supervisora de Saúde Mental do CEJAM, ministrou palestras para os pais e responsáveis para abordar a importância das brincadeiras do passado com o objetivo de resgatar a cultura e criar vínculo familiar.

Com um sorriso no rosto, Elisa, de seis anos, participou pela primeira vez da ação, acompanhada por sua avó Neusa. “Foi muito legal e não tive medo do dentista”. 


Data de Publicação: 01/09/2015

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM