Evento marca aniversário do CEJAM em Arujá

Os mais de cinco mil partos realizados na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa foram destacados pelo secretário de Saúde de Arujá, Eduardo Ferreira da Silva, nesta sexta-feira (20/05), em evento de comemoração dos 25 anos do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM), administrador da unidade e dos Prontos Atendimentos do Centro e do Parque Rodrigo Barreto.

“Sem a Maternidade e o trabalho realizado pela equipe do Cejam essas cinco mil crianças talvez não fossem arujaenses natas porque acabariam nascendo nas cidades das redondezas ou em São Paulo, dificultando até mesmo o acesso das famílias aos bebês. Além disso, o trabalho dessa equipe está presente nos dois PAs municipais, sendo um deles no maior bairro da cidade”, afirmou o secretário.

Fundado há 25 anos, o CEJAM está há quatro em Arujá. Somente no primeiro quadrimestre deste ano, a equipe da organização social que trabalha na Maternidade realizou 389 partos de gestantes de Arujá, Guarulhos, Poá e Itaquaquecetuba; 7.152 procedimentos médicos como curativos e aplicação de medicações; 3.352 consultas ginecológicas e 1.398 exames.

No mesmo período, o PA Central registrou 37.441 atendimentos médicos de ortopedia, pediatria e clínica geral, 36.589 exames e mais de 117 mil procedimentos. Já no PA Barreto, de janeiro a abril ocorreram 23.485 consultas pediátricas e de clínica médica, 8.347 exames e 98.845 procedimentos.

Comprometimento

Durante o evento, o gerente-executivo da organização social, Ademir Medina Osório, elogiou o comprometimento da administração arujaense com a Saúde. “A cidade tem um dos maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) da região. Tem investido muito na área da Saúde, algo que poucos municípios do Brasil fazem atualmente”, afirmou.

Secretária de Saúde ao longo dos últimos anos, Clarinda Carneiro também fez um balanço do trabalho desenvolvido em conjunto com o CEJAM. “Não foi fácil, porque trabalhar com a vida das pessoas é sempre complicado. Mas é uma luta que travamos dia após dia, com o empenho de todos”, afirmou.


Data de Publicação: 23/05/2016

Fonte: Portal da Prefeitura de Arujá