UBS Nossa Senhora de Fátima e SADS de Embu das Artes realizam Encontro de Cuidadores

Cuidar de pacientes acamados é uma tarefa que requer uma atenção especial. Porém, o cuidador também requer uma atenção, pois muitas vezes assume sozinho a responsabilidade pelos cuidados do paciente, além de carregar o peso emocional da doença que incapacita e traz sofrimento a uma pessoa querida.

E foi com o tema “Cuidando de quem cuida” que a UBS Nossa Senhora de Fátima e a equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar de Embu das Artes (SADS) promoveram na última quinta-feira (04/05) mais um Encontro de Cuidadores na Unidade com o objetivo de trocar experiências, discutir os desafios enfrentados na execução das tarefas e transmitir as boas práticas para os cuidadores.

O encontro contou com a participação das técnicas de enfermagem do CEJAM, Alessandra Paula Oliveira da Silva e Daniela Santos Ferreira de Souza; da enfermeira Ana Paula Franco de Oliveira Carlos e da assistente social Eliane Dourado dos Santos, ambas da prefeitura; além dos agentes comunitários de saúde da Unidade e cuidadores convidados.

Para Eliane, os encontros procuram colaborar com a qualidade de vida dos cuidadores. “Estas pessoas estão passando por um momento tão difícil e, muitas vezes, não possuem nenhum tipo de preparo e têm que se doar para cuidar do paciente. A ideia é que elas tenham um momento de reflexão sobre própria saúde e bem-estar”, explica.

“É muito difícil a gente cuidar de três ao mesmo tempo, mas vale muito a pena ver o sorriso de cada um deles. É o melhor salário que eu posso receber”, diz emocionada Ana Paula Rodrigues Bittencurt de Jesus, que parou de trabalhar para cuidar do filho, do ex-marido e do pai.


Data de Publicação: 08/05/2017

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM