São Paulo realiza formatura da primeira turma de cuidadores de pessoas com deficiência

 


Cerimônia acontecerá na próxima segunda, 25/6, e reunirá alunos, professores, familiares e militantes da área da deficiência . Evento será aberto ao público

Em um passado remoto, a figura do “cuidador” era caracterizada pelo familiar ou responsável que instintivamente prestava todo atendimento às necessidades básicas da pessoa com deficiência. Agora, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, oferece curso de capacitação, em que o aluno recebe informações cruciais sobre saúde, organização, planejamento, moda e direitos, entre outros.

A primeira turma do Curso de Qualificação Básica de Cuidadores de Pessoas com Deficiência será formada na próxima segunda-feira, dia 25, a partir das 14h. A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, entregará aos 51 aprovados um certificado emitido pelo Centro Paula Souza. Entre os 90 inscritos, 73 alunos concluíram o curso e 51 foram aprovados. A formatura contará com alunos, professores e interessados nas próximas turmas do curso, além de familiares e militantes da área da pessoa com deficiência que defendem o direito da pessoa com deficiência à autonomia e independência.

 
O curso teve duração de três meses e 90% do plano de ensino foi realizado à distância, por meio de uma plataforma virtual. A iniciativa é uma parceria da Secretaria com a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, em conjunto com o Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).

O conteúdo do curso foi distribuído em seis eixos principais: “Noções de Organização e Planejamento”, “Hospitalidade Doméstica e Pública”, “Moda Inclusiva”, “Direitos da Pessoa com Deficiência”, “Saúde Integral” e “Saúde da Pessoa com Deficiência”.
   
SERVIÇO:

Formatura da primeira turma de cuidadores de pessoas com deficiência

Data: 25/06/2012
Horário: 14h00
Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Acesso pela Estação Barra Funda do Metrô, São Paulo (SP).


Data de Publicação: 21/06/2012

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo