Unidades de Embu das Artes recebem certificado da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil

O Governo de Embu das Artes está mostrando fortes avanços na área da Saúde, e o reconhecimento veio pelo Governo Federal, que avalia severamente a qualidade dos serviços prestados. Pela primeira vez na história, Embu das Artes é a primeira cidade do Estado de São Paulo a ter unidades básicas certificadas pelo Ministério da Saúde, pelas estratégias voltadas ao incentivo à amamentação e alimentação.

As UBSs Independência, Fátima, Pinheirinho, Eufrásio e Valo Verde estão certificadas dentro. Um dos objetivos do programa é contribuir para a melhoria dos indicadores de aleitamento e alimentação complementar saudável para crianças menores de 2 anos e, principalmente, diminuir os índices de mortalidade e morbidade. Embu das Artes se destacou a frente dessas ações. O município possui taxa de amamentação exclusiva aos seis meses de 52% - maior que a média mundial -, segundo pesquisa mais recente.

O prefeito Ney Santos destaca a importância da humanização para garantir o serviço público de qualidade, e esse prêmio é o começo para mudança em toda saúde de Embu das Artes. Segundo o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, a premiação é de grande importância e vem coroar o trabalho técnico realizado na cidade. “A amamentação reforça o sistema imunológico da criança e previne doenças crônicas, alergias, além de reduzir problemas ortodônticos, melhorando, assim, a qualidade de vida das crianças” – ressalta. Para a Dra. Lucimeire Brockveld, coordenadora da equipe de tutores das unidades certificadas, “esse reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo de pessoas que acreditam na Atenção Básica, na saúde pública, na amamentação, na alimentação complementar saudável. Enfim, pessoas que acreditam no SUS”.

As unidades premiadas cumpriram todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde e realizou 37 oficinas com a participação de 554 profissionais da atenção básica. Em breve, cada unidade receberá uma placa de certificação e um evento. Também está previsto um evento de entrega simbólica do certificado, com presença do Ministério.

O  grupo Binômio é uma das ações fundamentais para manter o alto índice de amamentação da cidade. Semanalmente, gestantes, pais e, muitas vezes a família toda, se reúnem na unidade para tirar suas dúvidas sobre o tema, além de receber orientações. É um momento de sensibilização, de mostrar aos responsáveis pelo bebê, os benefícios do leite materno, assegurando, assim, o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança. Em alguns casos há visita domiciliar. Veja abaixo a programação.

UBS Pinheirinho
Rua Paineiras, 204
2ªf – 9 h

PAS Mimás
Rua Ceilão, 107
2ªf – 9h

UBS Independência
Estrada de Constantinopla, 1200
6ªf – 13h

UBS Fátima
Rua São Lourenço, 246/ Rua Narumi Nakayama, s/nº
4ªf – 13 h

UBS Vista Alegre
Praça Cuiabá, 100
2ªf – 10h

UBS Valo Verde
Estrada São José, 1186
4ªf – 13h30

UBS Angela
Rua Flamengo 66
6ªf – 8h

UBS São Marcos
Av. Augusto de A. Batista, 350
3ªf – 13h

UBS Centro
Av. Eias Yazbek, 2500
4ªf – 13h30

 


Data de Publicação: 03/07/2017

Fonte: Comunicação Prefeitura de Embu das Artes