Ações marcam o Dia Internacional da Mulher nas Unidades de Saúde da zona sul

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, diversas Unidades de Saúde do CEJAM prepararam atividades destinadas especialmente ao público feminino. Nesta terça-feira (08/03), algumas UBSs do Capão Redondo e do M’Boi Mirim realizaram várias ações para as usuárias e colaboradoras de cada região.

UBS Jardim Macedônia – As colaboradoras foram homenageadas com um delicioso café da manhã preparado pelo enfermeiro supervisor Edvaldo Almeida Brumati e outros homens da Unidade. Além disso, todas receberam um cartão personalizado, com uma mensagem e uma característica da homenageada. “Fiquei lisonjeada pelo capricho, delicadeza e por terem proporcionado esse momento tão especial”, diz Vanessa Lima Pereira, auxiliar de enfermagem. “Nós sabemos que as mulheres conquistaram um importante espaço na sociedade. Vocês são a base do nosso trabalho aqui e fazem a diferença. Parabéns a todas!”, comemora Edvaldo.

UBS Jardim Magdalena – Pela manhã uma equipe saiu pela comunidade homenageando e chamando as mulheres para realizarem consultas na Unidade. Os atendimentos do dia foram voltados para saúde da mulher, com solicitação de mamografia, coleta de papanicolau entre outras ações para o público feminino. No período da tarde, as colaboradoras também foram homenageadas com brindes e um momento beleza.

Quem passou pela UBS também pode participar de palestras educativas que abordavam doenças crônicas que acometem mulheres adultas. “Foi uma surpresa. Vim aqui para fazer algo e fiquei para outras coisas. Muito bom, me senti acolhida. Eles passaram informações importantes sobre saúde da mulher e pude esclarecer minhas as dúvidas”, afirma Regina Vitorino Santos Souza (48), usuária da Unidade.

UBS Jardim Eledy – Ao longo do dia foram realizadas palestras e grupos sobre a valorização da saúde e a importância da mulher com as colaboradoras e usuárias que passaram pela UBS. A cada duas horas, o gerente Thiago Menezes realizou a leitura de um poema e entregou brindes para usuárias que aguardavam na recepção.

UBS Jardim Valquíria – A Unidade realizou um grupo de dança e palestras sobre saúde e violência contra a mulher na recepção. A auxiliar de enfermagem Vânia Grupp destacou que, ainda hoje, muitas mulheres sofrem diversos tipos de violência e que as vítimas não devem se omitir diante de qualquer agressão. “Não devemos ter vergonha ou achar normal esse tipo de situação. Ao constatar algum caso, denuncie imediatamente. A mulher deve ser valorizada!”.

Durante todo o dia, as colaboradoras da UBS receberam uma massagem relaxante em uma sala separada exclusivamente para elas.

UBS Jardim Caiçara – Além de palestras sobre violência doméstica, coleta e entrega de papanicolau, solicitação de mamografia e entrega de brindes para as usuárias que visitavam a Unidade, os colaboradores da UBS conscientizaram o público sobre prevenção e combate ao Aedes aegypti e orientações sobre a tuberculose. As usuárias participaram ativamente das palestras, relatando casos de violência e tirando dúvidas a respeito da saúde da mulher.

UBS Jardim Herculano – Na segunda-feira (07/03), a Unidade realizou grupos de planejamento familiar com usuárias da região. Na terça (08/03), o tema foi alimentação saudável, com um delicioso café da tarde para homenagear as colaboradoras, que receberam também uma rosa pela data especial. Na próxima sexta-feira (11/03) haverá coleta de papanicolau e, na semana seguinte, haverá palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) em uma escola do território.

UBS Jardim Coimbra – A Unidade já está decorada para o próximo sábado (12/03), dia em que destinará o atendimento à saúde da mulher, realizando coleta de papanicolau, planejamento familiar, solicitação de mamografia, orientações gerais de saúde, além de bazar e sorteio de brindes.

Veja mais fotos das ações: http://migre.me/tbucT


Data de Publicação: 09/03/2016

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM