Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Tudo pronto para o 20º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP), que acontece este mês em SP

O 20º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP). O tema dos debates será “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”. O evento ocorre duas vezes ao ano, sempre sediado em importantes cidades do País e com uma ampla variedade de debates direcionados a médicos, pais, responsáveis, familiares e sociedade em geral.

De acordo com o presidente da Academia, dr. José Martins Filho, a programação tem como ênfase os aspectos psicológicos, culturais e familiares que afetam as crianças e os adolescentes brasileiros. “Sempre contamos com a participação de especialistas de diferentes áreas, como Direito, Comunicação, Segurança Pública, Direitos Humanos, entre outras. Nosso objetivo é discutir assuntos que se relacionam com o atual contexto social infanto-juvenil”, esclarece.

Nesta edição, o Professor e acadêmico dr. Fernando José de Nóbrega, que ocupa a cadeira número 3 da ABP, cujo patrono é o dr. Antônio Fernandes Figueira, será homenageado pela entidade.  O evento é realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). A inscrição é gratuita, porém com número limitado de vagas. Para mais informações, acesse http://www.forumabp.com.br/ficha_inscr.asp

DEBATES - Na quinta-feira (23), às 8h30, ocorrerá a cerimônia de abertura. Logo após, abrindo os debates ocorre a mesa-redonda “Distúrbios do humor na criança e no adolescente”, presidida pelo dr. José Dias Rêgo, coordenador dos Fóruns da ABP. Em seguida, haverá a mesa-redonda “O adolescente e as drogas – Um tema que não se esgota”, presidida pelo secretário da ABP, dr. Reinaldo Menezes Martins.

Ele apresentará as palestras “O início da drogadição”, ministrada por Izilda Alves; “A família do adolescente drogadito”, sob a responsabilidade do dr. João Paulo Becker Lotufo; e “Quais as ações da Secretaria de Estado da Saúde? ”, conduzida por Albertina Duarte Takiut, que encerra os debates da manhã. À tarde, a partir das 14h30, o dr. Nélson Grisard presidirá a mesa-redonda “Escolas inovadoras”. Após o intervalo, haverá a mesa-redonda “Medicina Integrativa”, presidida pela dra. Magda Sampaio Carneiro.

Encerrando a grade do dia, acontecerá a “Atividade Cultural Benjamin Schmidt”, com a apresentação da pianista Vera Astrakan, que executará a obra "Ciranda", de Villa-Lobos. A atividade é uma homenagem ao patrono da ABP, dr Benjamin José Schmidt, responsável por introduzir no País o exame de triagem neonatal, popularmente conhecido como Teste do Pezinho, que detecta doenças em recém-nascidos.

No segundo dia do evento, sob o comando do dr. Jayme Murahovschi, está prevista a mesa-redonda “Creches, berçários, escolinhas – são necessários?”, que contará com a participação da representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria Isa Pereira de Souza. Em seguida, o dr. Luis Eduardo Vaz Miranda presidirá a mesa-redonda “Direitos do recém-nascido”. Comandada pelo dr. Antônio Márcio Junqueira Lisboa, a mesa-redonda “Aprendendo a entender os adolescentes” encerrará o evento.

Acesse aqui a programação completa.


Data de Publicação: 09/11/2017

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria