PAVS da UBS Jardim Valquíria promove oficina de cisterna para aproveitamento de água de chuva

No início de novembro, o PAVS da UBS Jardim Valquíria promoveu uma oficina de implantação de sistema de aproveitamento de água de chuva. O método utilizado foi criado pelo permacultor Edson Urbano .*

Participaram da oficina agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de promoção ambiental, comunidade e conselheiros gestores. A cisterna será utilizada pela UBS Jardim Valquíria com o propósito de regar o jardim da Unidade e lavar áreas externas. Além de servir como referência de cunho ambiental, relacionado ao armazenamento e uso correto de água de chuva, conscientizando a população à respeito da preservação da água potável.

Devido à eminente escassez da água doce na cidade de São Paulo, medidas alternativas de utilização e preservação que sejam econômica, social e ambientalmente viáveis, tornam-se essenciais para a conservação desse importante recurso natural.

A arte da cisterna ficou por conta de Jéssica Machado, agente de promoção ambiental (APA), da Unidade.

* O método obedece às diretrizes da ABNT 15527/2007.

* A iniciativa considera o Decreto Estadual Nº. 45.805 publicado em Maio/2001, que instituiu o Programa Estadual de Uso Racional da Água Potável no âmbito dos órgãos da administração pública direta, autarquias, fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público, para obter a redução de 20% do consumo, assim como o Decreto N° 48.138, publicado em Outubro/2003, que instituiu medidas de redução de consumo e racionalização do uso de água no mesmo âmbito .


Data de Publicação: 13/11/2017

Fonte: Assessoria de Comunicação CEJAM