Profissionais do CEJAM participam de congresso sobre atenção primária e comunidade em Curitiba

Profissionais do CEJAM participaram do 14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), promovido no mês de outubro, na cidade de Curitiba. Um grande evento, em que participantes e convidados puderam trocar experiências, aprender sobre novas práticas, aprofundar conhecimentos, conhecer sobre outras realidades e vislumbrar novas possibilidades de aprimoramento do trabalho desenvolvido atualmente nas Unidades Básicas de Saúde.

O evento contou com palestras, conferências, mesas redondas, oficinas e apresentações orais, com temas de grande relevância para o SUS. Diversos trabalhos foram apresentados por meio de pôsteres digitais.

“Foram dias de muito enriquecimento profissional, insights, novas ideias e profundas reflexões. Com certeza retornamos com a convicção de que a nossa Instituição está fazendo um SUS cada vez mais avançado e nós voltamos ainda mais motivados para contribuir ativamente na construção de um SUS melhor”, relatou Ana Paula Basílio, gerente da UBS Luar do Sertão. “As trocas de experiências foi um facilitador para qualificar e implementar novas estratégias de trabalho na UBS, tanto na gestão quanto ao acesso ao usuário”, completou Tatiane Quirino, gerente UBS Jardim Maracá.

Dentre os temas mais recorrentes, destacaram-se o acesso, organização de agendas, território, prevenção quaternária, perspectivas para o SUS, saúde suplementar, PMAQ e  prontuário eletrônico.

“O grupo do CEJAM que esteve presente no Congresso foi um ponto de destaque, pois além de prestigiar os trabalhos científicos que foram apresentados pelo grupo, grandes discussões de saúde que surgiram, os momentos sociais proporcionados elevaram os sentimentos de união do grupo. Foi realmente maravilhoso!”, destacou Thiago de Castro Menezes, gerente UBS Jardim Eledy.

O CEJAM marcou presença no evento com a participação da coordenadora Dra. Sueli Doreto, além de gerentes, supervisores, médicos e farmacêuticos. No total, 10 trabalhos foram expostos, sendo oito pôsteres digitais e dois trabalhos em exposição oral.

“Foi uma honra levar o nome do CEJAM por meio de dois trabalhos que apresentamos. Falar sobre os projetos que temos feito e obter um feedback de profissionais de outros Estados nos faz perceber que a nossa instituição está no caminho certo para e desenvolvimento da melhoria contínua nos serviços de saúde”, comemorou Roger Fonseca, gerente da UBS Integral Vera Cruz.


Data de Publicação: 14/11/2017

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM