Seu email foi confirmado com sucesso!

Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Novembro Azul: colaboradores do CEJAM participam de palestra sobre câncer de próstata

Como parte das ações do Novembro Azul, os colaboradores da Sede Administrativa CEJAM participaram nesta quarta-feira (29/11), do bate-papo “Homem que se não cuida não perde o melhor da vida”, com o Dr. Marco Aurélio de Campos, médico urologista do Hospital Dia Rede Hora Certa Campo Limpo e Ama Especialidades Capão Redondo.

O encontro teve como objetivo conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre homens. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2017.

Uma das formas para baixar esse índice é romper com o estigma que ainda ronda a detecção da doença, feita pela dosagem do PSA e também pelo toque retal. Para o especialista, os dados servem de alerta e reforçam a discussão sobre o assunto. “Esses encontros são fundamentais para difundir informação, alcançando um maior número de pessoas. A prevenção é o melhor caminho para uma boa qualidade de vida. Por isso, vale a pena fazer o exame anualmente”, disse o médico.

“É com muita satisfação que o CEJAM procura desenvolver entre os seus colaboradores as informações necessárias em relação à prevenção de doenças. Hoje nós tivemos o prazer de receber aqui o Dr. Marco Aurélio que, de uma maneira bem objetiva, transmitiu a importância e a validade do controle preventivo do câncer de próstata”, afirmou o Superintendente do CEJAM, Dr. Fernando Proença Gouvêa.

DOENÇA
O câncer de próstata é uma doença na qual ocorre o desenvolvimento de um tumor na próstata. Para detectar o tumor, são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o Antígeno Prostático Específico (PSD). Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes, é feita uma biópsia na glândula.

Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos têm maior chance de também desenvolvê-lo. Praticar atividades físicas, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter uma alimentação saudável são formas de prevenir a doença.


Data de Publicação: 29/11/2017

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM