Campanha Novembro Azul realiza 1,9 mil exames de sangue em homens de 45 a 70 anos

A Secretaria Municipal de Saúde realizou 1.965 exames de sangue para detecção precoce do câncer de próstata em homens de 45 a 70 anos durante a edição 2017 da Campanha Novembro Azul. O número é mais que o dobro dos procedimentos realizados no mesmo período do ano passado, quando 935 homens aderiram à campanha. Do total de exames realizados neste ano, 292 apresentaram alterações nos resultados e já estão sendo encaminhados para consultas com médicos urologistas.

A Campanha Novembro Azul é realizada desde 2013 em Mogi das Cruzes para divulgar e combater o câncer de próstata. Neste ano, vários eventos movimentaram a cidade. Nesta semana, por exemplo, mais de 300 servidores e aposentados da Prefeitura participaram das palestras sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata ministradas pelo médico urologista e professor da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Carlos Eduardo Marins. A atividade foi uma iniciativa do Iprem – Instituto de Previdência Social de Mogi das Cruzes.

A primeira palestra foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, no bairro do Socorro, e reuniu mais de 200 funcionários. Na sequência, o mesmo evento foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal para servidores aposentados, reunindo aproximadamente 100 pessoas.

O médico explicou que, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta qualquer sintoma, por isso a importância de estimular os exames de PSA, uma vez que o diagnóstico precoce está diretamente ligado ao sucesso do tratamento. “O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer entre os homens. Um novo diagnóstico é dado a cada minuto e um óbito acontece a cada 40 minutos. Além disso, 25% dos portadores da doença acabam falecendo, sobretudo porque a descoberta acontece em estágios avançados”, explicou Marins.

Durante o mês de novembro, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) foram decorados de azul para promover rodas de conversa em salas de espera e esclarecer o público masculino sobre câncer de próstata e outras doenças que mais acometem os homens, como diabetes, hipertensão e ansiedade.

Exame

O PSA – Antígeno Prostático Específico – é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue. A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. 


Data de Publicação: 04/12/2017

Fonte: Comunicação Prefeitura de Mogi das Cruzes