Tem início vacinação preventiva contra febre amarela em bairros da zona Sul de São Paulo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo inicia nesta quinta-feira (21) a vacinação preventiva em alguns bairros da zona Sul da capital paulista. A medida cautelar acontece nos distritos de Jardim Ângela, Parelheiros, Marsilac e parte do Capão Redondo (apenas na área de abrangência da UBS Luar do Sertão), devido à proximidade com o município de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, onde foram confirmados 10 macacos com febre amarela a aproximadamente 4,5 km da divisa com São Paulo.

Ao todo, serão 38 postos de vacinação com funcionamento de segunda a sexta-feira (veja lista abaixo e no link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/Unidades%20para%20acao%20de%20vacinacao%20CRS%20SUL_20_12_alterado.pdf . Para os moradores de áreas rurais de Parelheiros e Marsilac, haverá vacinação casa a casa. A meta da SMS é vacinar 500 mil pessoas neste trecho da zona Sul da capital.

É importante esclarecer que não há nenhuma epizootia confirmada nestes bairros; por isso, diferentemente da realizada na zona Norte da capital, a ação é preventiva, levando-se em consideração os corredores verdes na divisa com Itapecerica.

A SMS esclarece que não há, na capital, nenhum caso humano de febre amarela silvestre ou urbana confirmado adquirido no município de São Paulo.

Vacinação zona Norte
Além disso, a pasta segue com a ação na zona Norte, onde 1.102.106 doses foram aplicadas até a última quarta-feira (19). Apesar da intensa procura pela vacina nas primeiras semanas da campanha, que começou em 21 de outubro, a cobertura vacinal na região ainda está em torno de 50%. A meta é imunizar toda a população da zona Norte.

A SMS reforça que os moradores da região que ainda não tomaram a vacina devem procurar uma das 90 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que disponibilizam a dose ou postos volantes como o do Santana Park (rua Conselheiro Moreira Barro, 2.780, Lauzane) que funcionará nesta quinta-feira (21), das 10h às 16h, ou a Igreja Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Rua Gervásio Leite Rebelo, 1299, Jardim Peri), que terá atendimento até sexta-feira (22), das 8h às 17h.

A lista dos 90 postos de vacinação e seus respectivos horários de atendimento pode ser conferida no link:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/vigilancia_em_saude/Unidades%20para%20acao%20de%20vacinacao%20CRS%20NORTE_08_12.pdf

Viajantes
A orientação para as pessoas que irão viajar para áreas de risco de transmissão de febre amarela no Brasil ou no exterior é procurar um dos postos de referência para viajantes no município. A recomendação é que a dose seja aplicada 10 dias antes da data da viagem.

O endereço das unidades de referência, incluindo os postos que emitem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, pode ser acessado neste link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/Unidades%20de%20referencia%20vacinacao%20febre%20amarela%2029%2011.pdf

 


Data de Publicação: 21/12/2017

Fonte: ASCOM