Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

PAVS Sul inaugura horta no Parque Ecológico do Guarapiranga

No dia 28 de dezembro, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Organização Social (OS) CEJAM inaugurou uma horta no Parque Ecológico do Guarapiranga. A parceria deverá render bons frutos em 2018, pois o objetivo é implantar uma programação semanal no local durante o ano e desenvolver atividades/práticas educativas de meio ambiente e segurança alimentar, como, por exemplo, o aproveitamento integral de alimentos, plantas aromáticas, medicinais e alimentícias não convencionais que deverão ser ministradas por profissionais convidados: Agente de Promoção Ambiental (APA), gestores locais, parceiros e biólogos.

Para a Agente de Promoção Ambiental (APA) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Herculano, Maria Aparecida Santana, a horta é muito importante, “porque os participantes das oficinas vão poder aprender mais sobre as plantas e saber como utilizá-las, para terem uma vida mais saudável”.

Já para o educador físico, Levi Torres dos Santos, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil do M’Boi Mirim, “a horta e as oficinas que serão realizadas aqui vão auxiliar muito no tratamento dos pacientes e na melhoria da qualidade vida deles”.

Funcionamento da horta

Os principais públicos para essas oficinas são os usuários das UBSs Jardim Herculano e Alto da Riviera, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Jardim Ângela e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil do M’boi Mirim. Entretanto, as atividades também serão abertas à comunidade, mas será necessário fazer inscrições com os monitores do Parque Ecológico.

A horta inaugurada tem o sistema de irrigação automático por microaspersão – sistema mais econômico de rega que utiliza pequenas quantidades de água, pois a aplicação é feita em forma de gotas por meio de tubos próximos às raízes das plantas, o que facilita e proporciona uma precipitação mais leve e uniforme que a irrigação convencional/ tradicional, trazendo menos impactos ao meio ambiente. Esse sistema foi feito em parceria com o Instituto Favela da Paz pelo projeto Periferia Sustentável. Os cuidados com a horta serão feitos pelos próprios participantes dos grupos educativos.

Você sabia?
Em 2017 o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) desenvolveu ações que promoveram o funcionamento e a manutenção de 65 hortas distribuídas pela região correspondente à Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) da cidade de São Paulo.

Serviço 
Parque Ecológico do Guarapiranga
Estrada da Riviera, 3286 – Rivieira Paulista 


 


Data de Publicação: 29/12/2017

Fonte: Comunicação CRSSUL