Seu email foi confirmado com sucesso!

Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Nesta quarta-feira (2) começa vacinação contra a gripe em crianças, gestantes e puérperas em São Paulo

A partir desta quarta-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo inicia a vacinação de crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, das gestantes e das puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto).

Iniciada na última segunda-feira (23), a vacinação já atingiu 10,8% da população com 60 anos ou mais de idade ou mais; 4,8% dos profissionais de saúde e 4,2 % da população indígena, com mais de 171,6 mil doses aplicadas até o dia 24.

A ampliação dos grupos prioritários está acontecendo de forma gradual e, a partir de 9 de maio, também poderão receber a vacina portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos) e outras comorbidades, além de professores. A meta é atingir 2,3 milhões de pessoas até 1º de junho, quando termina a campanha.

Os grupos prioritários são definidos levando-se em consideração os que possuem maior probabilidade de desenvolver quadros mais graves das doenças respiratórias. A dose disponível nos postos do município é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A dose é contraindicada para pessoas que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.

Campanha no feriado
Os profissionais de saúde, indígenas e pessoas com 60 anos ou mais, primeiro grupo prioritário a receber a vacina, podem procurar as unidades de saúde que estarão de plantão neste sábado (28) e na terça (1º), feriado do Dia do Trabalho. Serão os mesmos postos que estarão abertos para a aplicação da dose de vacina contra a febre amarela. Os endereços estão disponíveis neste link: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/index.php?p=248543

A mobilização nacional para a vacinação de Influenza, ou dia D, será no dia 12 de maio. Nesta data, todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários poderão ser vacinados.

Público Alvo

  • Pessoas com 60 anos ou mais: 1.352.785
  • Profissionais da área da saúde: 465.037
  • Indígenas: 1.550
  • Crianças entre 6 meses e 5 anos de idade: 675.626
  • Gestantes: 125.421
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto): 20.622
  • Pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades: 617.155

    * Ainda aguarda-se informação sobre o quantitativo de professores para o município, bem como da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Data de Publicação: 30/04/2018

Fonte: Comunicação CRSSUL