Seu email foi confirmado com sucesso!

Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Enfermeiras obstetras do CEJAM participam de capacitação sobre partograma

Aconteceu na última semana a primeira capacitação Partograma Humanizado – Preenchimento e Condutas, oferecida às enfermeiras obstetras do Programa Parto Seguro, que atuam na assistência ao parto. O curso foi promovido na Escola de Saúde CEJAM e ministrado pelas enfermeiras Miriam Siqueira do Carmo Rabello e Keila Barros Braga Stange.

O objetivo da capacitação foi evidenciar a importância do partograma e a necessidade de condutas humanizadas referidas neste instrumento, além de reconhecê-lo como instrumento de analise na assistência obstétrica.

O partograma é uma representação gráfica da evolução do trabalho de parto. Com versões diferenciadas, ele registra, principalmente, a frequência das contrações uterinas, os batimentos cardíacos fetais e a dilatação cervical materna.

"Este instrumento é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o acompanhamento do trabalho de parto com o objetivo de melhorar a assistência e reduzir a morbidade e a mortalidade materna e fetal. Assim, as enfermeiras obstetras devem estar capacitadas para o uso do partograma e reconhecimento de intercorrências obstétricas”, explica a enfermeira do CEJAM, Keila Stange.


Data de Publicação: 02/05/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM