Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

PAVS CEJAM promove diversas ações na Semana do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente foi comemorado na última terça-feira (05/06), mas nas Unidades de Saúde CEJAM, a programação desenvolvida pelo PAVS, aconteceu durante toda a semana, com diversas atividades, na região sul.

A semana começou com uma capacitação sobre gerenciamento de resíduos sólidos, com a gestora local do PAVS, Débora Araújo, na AMA/UBS Integrada Parque Fernanda. Foram abordados temas como coleta seletiva, o projeto Devolva-me, aterros sanitários e outros. “A atividade foi dinâmica, com um jogo de perguntas e respostas com a equipe. Aproveitamos também para anunciar que a área da Unidade será a próxima participante do ‘Meu Bairro Lindo’”, contou Débora.

Na quarta-feira (06/06), um momento especial. Foram reinauguradas as hortas das UBSs Vera Cruz e Parque Novo Santo Amaro, com a presença do superintendente Dr. Fernando Proença de Gouvea.

Já no CEU Guarapiranga, aconteceu o 1º encontro de horteiros, que reuniu profissionais das escolas, creches e CEUs que querem ter sua própria horta. “Esse encontro é uma troca de experiências para mostrar que todos os serviços e equipamentos da região podem ter sua horta. Mesmo que não tenham um pedaço de terra, pode-se fazer uma horta vertical na parede. Muitas escolas já plantam a sua própria alimentação”, destaca a APA Maria Aparecida Santana Silva.

Na UBS Jardim Magdalena, a programação contou com uma oficina com garrafas PET, para a construção de um jardim vertical, com as crianças do CCA Jardim Magdalena. O objetivo da atividade foi sensibilizar os pequenos sobre a reutilização do plástico e assim, promover um ato sustentável. Os participantes puderam realizar também o plantio de mudas.

No Parque Feitiço da Vila, foi realizada uma Oficina de Cuca verde com os alunos do CEU Feitiço da Vila para ensinar de forma prática e divertida como é feito um plantio e como ocorre a germinação. A ação foi conduzida pela APA Eliane Cristina Ferro Scattini.

WORKSHOP AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Para encerrar a intensa programação da semana, nesta sesta sexta-feira (08/06), o PAVS CEJAM promoveu também um workshop com os agentes comunitários de saúde e de promoção ambiental das “Unidades do Fundão”. O encontro ocorreu no Clube Náutico Guarapiranga e reuniu colaboradores das UBS Horizonte Azul, Jardim Capela, Vera Cruz e Vila Calú.

Idealizado pelo gestor local, Everton Tumilheiro e desenvolvido pelos APA Moacyr, Diego, Márcio e Mateus, a programação contou com uma palestra sobre uma vida emocional sustentável com a psicóloga do CEJAM, Glaucia Dias, intitulada "5Rs da mente", além de prática física e um caça tesouro ambiental com os eixos temáticos do PAVS.

“A proposta foi trabalhar o meio ambiente em uma amplitude, passando pela saúde mental, física e preservação da natureza, valorizando este espaço ao ar livre, verde, que pertence ao território e trabalhando conceitos de sustentabilidade meio ambiente com os agentes comunitários”, explicou Everton.

OUTRAS AÇÕES
O PAVS e o NASF das UBS Cidade Ipava, Aracati, Parque do Lago e Alto do Riviera realizaram no Parque Ecológico Guarapiranga o Primeiro Encontro de Práticas Corporais com os agentes comunitários de saúde das Unidades. Os colaboradores participaram de uma dança circular, alongamento, jogo de vôlei e um delicioso café da manhã.

“O evento teve como principal objetivo apresentar aos colaboradores das UBS a oportunidade de vivenciar a relação social através das práticas esportivas, bem como demonstrar que essas práticas podem valorizar, motivar e favorecer as relações pessoais, promoção de saúde, melhora na qualidade de vida e promover intercâmbio entre UBS assistidas pela equipe NASF”, afirma Jorge Coelho, educador físico.

Nas Unidades Jardim Nakamura e Parque do Engenho II foi realizada uma ação específica para os Catadores de materiais recicláveis dos territórios das Unidades. Essa ação contou com entrega de presentes, homenagens, consulta odontológica, atualização de vacinas, corte de cabelo, palestra de orientação e cuidado para o acondicionamento dos resíduos.

No Parque Feitiço da Vila aconteceu uma Oficina de compostagem com os alunos do CEU Feitiço da Vila. De forma prática, os alunos confeccionaram uma composteira para ser utilizada na horta da escola.

Amanhã (09/06), haverá o 1º Fórum de Meio Ambiente da Escola Gil Vicente abordando os temas: corpos d’água, gerenciamento de resíduos, alimentação saudável. Será realizada pelo APA Danilo Borges.


Data de Publicação: 08/06/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM