Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Semana da Luta Mundial Contra as Hepatites Virais

O dia 28 de julho é mundialmente dedicado à luta contra as Hepatites Virais. A semana de mobilização esse ano acontecerá de 23 a 29 de julho e as Unidades de Saúde do CEJAM em Sâo Paulo farão atividades educativas e algumas oferecerão teste rápido para as hepatites B e C.

Quer entender um pouco mais sobre as hepatites virais? Confira abaixo algumas perguntas e respostas:

O que é hepatite?
A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças auto-imunes, metabólicas e genéticas.

Quais os vírus que podem causar hepatites?
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
A hepatite A é uma doença aguda e em geral evolui para a cura. Já as hepatites B e C podem se tornar doenças crônicas e evoluir para cirrose e até câncer de fígado.

Quais são os principais sintomas das Hepatites Virais B e C?
As Hepatites Virais B e C são doenças silenciosas e quase sempre não apresentam sintomas, por isso acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado. Caso ocorram sintomas, esses incluem: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarréia, febre baixa, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, dores no corpo, evoluindo para icterícia (amarelão) e dor abdominal.

Como ocorre a transmissão do vírus da Hepatite B e C?
As Hepatites B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado presente em objetos que podem vir a serem compartilhados, como: agulhas, alicates de cutícula, aparelhos de barbear. O uso de material não descartável ou não esterilizado adequadamente na colocação de “piercings”, realização de tatuagens e em procedimentos cirúrgicos e odontológicos também podem transmitir Hepatites B e C. A Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST) sendo transmitida pelo esperma e secreção vaginal. As Hepatites B e C também podem ser transmitidas da mãe portadora do vírus para o filho, principalmente no momento do parto, o que chamamos de Transmissão Vertical.

As Hepatites Virais B e C são transmitidas através do compartilhamento de talheres e copos?
Não, as Hepatites Virais B e C não são transmitidas através do compartilhamento de talheres, pratos, copos nem através de aperto de mão, abraço ou beijo.

Como se prevenir para não ser contaminado pelos vírus das Hepatites Virais B e C?
Não compartilhar materiais que possam conter sangue contaminado, como escovas de dente, aparelhos de barbear, lâminas, alicates de cutícula, espátulas, entre outros;
Utilizar material descartável ou esterilizado adequadamente na realização de tatuagens ou colocação de “piercings”. Usar preservativo masculino ou feminino durante as relações sexuais.
Realizar o esquema completo de vacinação para Hepatite B. O esquema de imunização para Hepatite B é constituído de três doses de vacina, em intervalos adequados.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde para as pessoas de todas as idades.

Qualquer pessoa pode ser vacinada contra a Hepatite B?
Sim, a vacina contra Hepatite B está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as pessoas de todas as idades.

Quantas doses de vacina contra a hepatite B são necessárias?
São três doses de vacina e é importante que as pessoas façam o esquema completo para assegurar a imunidade. O esquema para crianças pequenas inclui uma dose ao nascer, aplicada na maternidade e mais três doses no primeiro ano de vida.

Posso me vacinar também contra Hepatite C?
Não existe vacina contra o vírus da Hepatite C.

Como saber se eu sou portador das Hepatites Virais B e C?
As Hepatites Virais B e C são diagnosticadas através de exames específicos. Esses exames podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) sem custo algum.

Qual vírus é mais infectante, o vírus do HIV ou os Vírus das Hepatites Virais B e C?
O vírus da Hepatite B é 100 vezes mais infectante que o HIV. O vírus da Hepatite B sobrevive no sangue seco, em temperatura ambiente, por pelo menos 7 dias. Por exemplo, ele pode permanecer em uma gota de sangue na sua bancada de trabalho, na cadeira onde são realizadas as tatuagens ou “piercings”, caso essas não tenham sido higienizadas adequadamente. O vírus da Hepatite C pode sobreviver na tinta usada para a realização de tatuagens por vários dias. Portanto, é muito importante que a tinta seja de uso individual e as sobras descartadas após o uso.

As Hepatites Virais B e C têm cura?
Para Hepatite C, atualmente existe um tratamento com medicamentos de uso oral onde a chance de cura é de 98% se seguido o tratamento corretamente. Para Hepatite B, há tratamento que reduz a carga viral, ou seja, reduz a quantidade de vírus circulante, mas até o momento não há cura, por isso é importante que as pessoas sejam vacinadas contra a hepatite B.

Onde são realizados os testes rápidos para as hepatites B e C?
Testes Rápidos também estão disponíveis em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Lembre-se: a vacina contra a hepatite B está disponível no SUS para todos! As Hepatites B e C são doenças silenciosas, você pode ser portador e não saber! Por isso é importante fazer o teste na unidade mais próxima e vacinar-se contra a hepatite B!


Data de Publicação: 23/07/2018

Fonte: Prefeitura de São Paulo