Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Laboratório Municipal de Mogi das Cruzes realiza 5,5 milhões de procedimentos em quatro anos

O Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos completou quatro anos de implantação na última quinta-feira (06/09) com a marca de 5.521.580 de procedimentos realizados entre exames laboratoriais, exames de Papanicolau e biópsias. Neste período, foram assistidos 788.225 pacientes, o que representa uma média de 197 mil pessoas por ano.

Inaugurado em 6 de setembro de 2014, o Laboratório Municipal de Exames Diagnósticos atende a demanda de exames laboratoriais de todas as unidades municipais de saúde. O serviço é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim e o Albert Einstein Medicina Diagnóstica.

O trabalho começou com o atendimento restrito à Rede Básica, mas atualmente atende também todas as unidades de Pronto Atendimento, garantindo a mesma qualidade a todos os pacientes assistidos pelo SIS – Sistema Integrado de Saúde. A equipe é formada por 48 profissionais, sendo 26 técnicos de enfermagem, 20 coletadores, 1 enfermeira e 1 assistente administrativo.

O Laboratório Municipal funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados, e oferece 427 tipos diferentes de exames laboratoriais, dos quais 79 são exames especiais, realizados na própria unidade, como curva glicêmica e espermograma.

Entre as novidades trazidas pela parceria está o “Alerta de Pânico” para exames alterados, possibilitando rápido agendamento de uma consulta para o paciente. Em quatro anos, o sistema identificou 2.727 exames alterados. “Nestes casos, agimos rapidamente junto à unidade de saúde e à Central de Agendamentos para que o paciente seja contatado e encaminhado para tratamento no menor prazo possível”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Além da qualidade no atendimento, a implantação do Laboratório Municipal possibilitou outros avanços como a visualização de resultados de exames de forma prática e ágil; veículos 24 horas por dia com logística de transporte adequado e interligado para retirada de amostras; acompanhamento informatizado dos materiais processados; e gerenciamento e fornecimento de insumos padronizados utilizados na coleta de material biológico.

Números de exames realizados:
2014 (agosto a dezembro): 406.669

2015: 1.120.498

2016: 1.444.087

2017: 1.571.111

2018 (janeiro a julho): 979.215

Total: 5.521.580


Data de Publicação: 10/09/2018

Fonte: Comunicação Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes