Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Campanha Mogi + Rosa segue com programação até o final do mês de outubro

Desde segunda-feira (01/10), a Secretaria Municipal de Saúde está iniciando agendamento especial da Campanha Mogi + Rosa. Até o final do mês, mulheres interessadas em realizar exames de Papanicolau e mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer a solicitação. A campanha também incentiva a aplicação da vacina contra o vírus HPV para meninas de 9 a 13 anos e meninos de 11 a 14 anos.  

A Campanha Mogi + Rosa conta com uma extensa programação que envolve todos os equipamentos de saúde. Na próxima segunda-feira (08/10), às 15 horas, será realizado o lançamento oficial com palestra do mastologista Adriano Baeta, no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O evento é resultado de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e GAPC – Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer.

“Como nos anos anteriores, nosso principal objetivo é reforçar a importância dos exames preventivos, prestar esclarecimentos e facilitar o acesso às mulheres interessadas”, informa o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde estarão recebendo mulheres para agendamento de exames de mamografia, conforme protocolo. No caso da mamografia, o Ministério da Saúde mudou as regras, e agora o exame anual é indicado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, desde que não tenham sintomas, nem casos na família. Já o Papanicolau deve ser realizado anualmente por mulheres de qualquer idade, a partir do início da atividade sexual.

Outras ações serão o incentivo à vacinação contra o vírus HPV para adolescentes de 9 a 14 anos (meninas) e de 11 a 14 anos (meninos), disponível em todas as unidades de saúde, e as salas de espera com rodas de conversa sobre câncer de colo de útero e câncer de mama e sobre amamentação.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde preparou bate-papo sobre os temas: “Câncer de Mama e Colo de Útero” e “Peito que trabalha não Adoece – Participação do Aleitamento Materno na Prevenção do Câncer de Mama”. Serão realizados palestras e encontros nos principais equipamentos de saúde com o Mãe Mogiana, Pró-Mulher e Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Para pacientes da Santa Casa, a palestra será ministrada em duas datas: dia 10 e 24 de outubro, sempre às 14 horas.

Além disso, todos os colaboradores usam laços rosa na lapela e as unidades são decoradas com a cor rosa, mundialmente conhecida pela campanha de prevenção ao câncer de mama.


Data de Publicação: 02/10/2018

Fonte: Comunicação Prefeitura de Mogi das Cruzes