Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

PAVS CEJAM desenvolve ações sobre meio ambiente e alimentação nas Unidades de Saúde

O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) CEJAM tem realizado diversas ações com os colaboradores e os usuários das Unidades de Saúde. São atividades de capacitação e conscientização sobre meio ambiente, alimentação saudável, entre outras que visam à promoção à saúde e prevenção de doenças.

Os agentes comunitários de saúde da UBS Jardim São Bento participaram do Projeto ACS Plus, cujo objetivo é capacitar os profissionais da unidade como transformadores da comunidade, realizando e envolvendo a cultura e comunicação ambiental para os pacientes.

Fizeram parte da capacitação temas como: compostagem doméstica, horta medicinal, alimentação saudável, conscientização sobre roedores e animais sinantrópicos e palestra motivacional. “Os temas são escolhidos pelos profissionais por meio de questionário aplicado e as capacitações ocorrem mensalmente durante o ano”, explica Debora Araújo, gestora local do PAVS CEJAM.

Em setembro, o tema foi alimentação saudável que abordou o uso do sal de ervas e sobremesa caseira de inhame e morango. A capacitação foi realizada pela APA Iara Dias e organizada pelo APA da Unidade, Mateus Oliveira.


UBS JD. GERMÂNIA

O Projeto Saúde Sabor da UBS Jardim Germânia orienta a comunidade sobre cultivo e uso correto de plantas medicinais e redução do sal de cozinha. Como alternativa de consumo, são apresentados temperos naturais que incentivam  a prática do manejo de ervas e temperos e, principalmente, a alimentação saudável.

A Unidade conta com espaço adequado para o manejo de uma horta medicinal e aromática e também dispõe de profissionais técnicos para desenvolver atividades para orientação sobre uso e cultivo aos usuários. IO espaço passou recentemente por uma revitalização organizada pela APA Michele Assunção que, com o apoio da comunidade, utilizou materiais reaproveitados como pallets, tronco de árvore, bambus e caixotes de feira.


Data de Publicação: 08/10/2018

Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM