Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Secretaria da Saúde alerta para importância da atualização da carteira de vacinação infantil

Neste final do período de férias escolares, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo alerta pais e responsáveis por crianças com idade até 6 anos, 11 meses e 29 dias para a importância da verificação e atualização da caderneta de vacinação dos menores.

A adesão às vacinas é muito importante para reduzir o risco de circulação de doenças como sarampo e rubéola, bem como evitar a reintrodução da poliomielite no Brasil. O início das aulas traz um aumento no convívio que pode propiciar a circulação de doenças.

Para evitar as doenças, o calendário de vacinação deve ser seguido de acordo com a idade das crianças. As doses das vacinas de Hepatite B e da BCG devem ser administradas logo após o nascimento nas maternidades, e também podem ser encontradas e aplicadas nas unidades básicas de saúde.

As vacinas são aplicadas aos dois, três, quatro, cinco, seis, nove, 12 e 15 meses, e aos quatro anos de idade. Para verificar as datas e as doses de cada etapa da vida da criança, clique aqui. As Unidades Básicas de Saúde também fazem orientações sobre o calendário no momento do atendimento.

Além de proteger a criança que recebe a dose, a vacinação é uma barreira contra o surgimento de doenças que já estão erradicadas no país.

Vale lembrar que a vacina contra a febre amarela pode ser aplicada a partir dos nove meses de vida e a vacina contra a gripe é ofertada anualmente, durante a campanha.

A Secretaria reforça a importância da vacinação, aproveitando o período de férias escolares para atualização da caderneta, e lembra que as escolas e creches públicas e privadas podem solicitar cópia da carteira de vacinação atualizada da criança no momento da matrícula e da rematrícula.

Todas as unidades básicas de saúde ofertam as vacinas seguindo calendário do Ministério da Saúde e, para encontrar a UBS mais próxima de sua residência, basta acessar o Busca Saúde neste link.


Data de Publicação: 29/01/2019

Fonte: Prefeitura de São Paulo/ Secretaria Municipal da Saúde