Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Inovação: ferramenta de rastreabilidade de prontuários é implantada na UBS Vera Cruz

O prontuário médico é um dos documentos mais importantes para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nele são contidas informações sobre cada paciente, incluindo registros de procedimentos, diagnósticos, prescrições médicas, evolução de tratamento, entre outros. Por isso, o controle e organização desse conjunto de documentos é imprescindível.

Pensando nisso, foi implantada na UBS Vera Cruz, gerenciada pelo CEJAM, uma nova ferramenta de rastreabilidade de prontuários, que tem como grande diferencial o controle por código de barras e o armazenamento de informações em um banco de dados, reduzindo custos e otimizando o fluxo do trabalho administrativo na unidade.

“Com esse novo sistema vamos economizar, por ano, mais de dois meses de trabalho dos auxiliares técnico-administrativos (ATAs), que antes perdiam muito tempo realizando cadastro de prontuários e tentando localizá-los na unidade”, comenta Bruno Rosolen de Abreu, colaborador CEJAM e idealizador do projeto.

Após a idealização, a novidade foi desenvolvida pelo colaborador Edvaldo Rodrigues, baseada na metodologia Lean Six Sigma, que visa a identificação e redução de desperdícios por meio de um esforço colaborativo em equipe.

A ferramenta é integrada a leitores de códigos de barras. Por isso, para a implantação foi desenvolvido um código único para cada prontuário a partir do seu número de identificação.

Além de Bruno, Edvaldo e Ricardo Evandro, o projeto contou com o auxílio dos colaboradores Roger Fonseca Franca, gerente da UBS Vera Cruz, e Victor Passos, auxiliar técnico-administrativo.

Com o sucesso da implantação, a expectativa dos colaboradores é a de que, no decorrer do ano, o sistema seja implantado também em outras unidades de saúde gerenciadas pelo CEJAM.


Data de Publicação: 31/01/2019

Fonte: Bianca Ribeiro/ Assessoria de Comunicação