Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Dia da Mamografia: microrregião do M’Boi Mirim tem filas zeradas para exame que identifica câncer de mama

Câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais afeta mulheres no Brasil, sendo responsável por 29,5% dos casos registrados em 2018, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Embora a alta prevalência da doença seja alarmante, o diagnóstico do câncer de mama é acessível e pode ser feito por meio de um exame relativamente simples e disponível pelo SUS: a radiografia de mama, conhecida como mamografia.

Comemorado em 5 de fevereiro, o Dia da Mamografia alerta para a importância da realização do exame em mulheres com 40 anos ou mais. Semelhante ao raio-x, a mamografia identifica anomalias nos seios que podem indicar tumores, devendo ser realizada anualmente ou a cada dois anos, dependendo da orientação médica e faixa etária.

Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), ainda há pouca procura pelo exame no país. Em 2017, apenas 24,1% das mamografias expectadas entre o público mais vulnerável à doença - mulheres de 40 a 69 anos - foram realizadas.   

Referência em mamografias na região do M’Boi Mirim, o Hospital Dia da Rede Hora Certa  M’ Boi Mirim II, gerenciado pelo CEJAM, tem filas de espera zeradas para o exame. Somente em 2018, foram realizadas 4.861 radiografias de mama na unidade, com uma média de 405 exames por mês.

Para agendamento de mamografia pelo SUS, é necessário encaminhar o pedido médico - que pode ser concedido por ginecologista, mastologista, clínico geral ou enfermeiro da Atenção Básica - para a unidade de saúde mais próxima, no município, acompanhado de documento original com foto e Cartão do SUS.
Mulheres de 50 a 69 anos também podem agendar o exame sem pedido médico pelo callcenter da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do número: 0800 779 0000.


Data de Publicação: 05/02/2019

Fonte: Bianca Ribeiro/ Assessoria de Comunicação