Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

PAVS desenvolve projetos nas Unidades para reaproveitar resíduos sólidos

“O aumento da geração de resíduos sólidos tem sido assunto permanente da maioria dos povos, não só pelo crescimento populacional como por um padrão de consumo globalizado, excessivo e incompatível com o nosso planeta. Reverter esse quadro para modelos sustentáveis de consumo é um desafio que é colocado para cada um de nós.” (GUIA PAVS, 2012).

Neste contexto, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) tem desenvolvido projetos nas Unidades para reaproveitar resíduos sólidos. O projeto Devolva-me, da UBS Jardim Kagohara, vem fortalecendo a Unidade Básica de Saúde como referência de responsabilidade ambiental, proporcionando à comunidade a coleta de resíduos não retirados pela coleta domiciliar municipal.


Recentemente, teve início também o Projeto Cria Puff Kagohara,que tem o objetivo de incentivar os colaboradores à reutilização de inservíveis na confecção de objetos úteis para o trabalho. Usuários da Unidade também têm colaborado. Na última semana, a agente comunitária de saúde (ACS) e a agente de promoção ambiental (APA) receberam de uma única usuária mais de 30 litros de óleo e mais de 50 garrafas PET, que serão utilizadas para fortalecer as ações dos projetos.

PROJETO FAZENDO ARTE

O PAVS da UBS Jardim Lídia, por meio do Projeto Fazendo Arte, realizou uma oficina terapêutica com os pacientes do CAPS Lídia, com o propósito de confeccionar vasos para o Jardim interno da Unidade.


A oficina foi organizada pela Agente de Promoção Ambiental (APA) Soraya e contou com a participação do APA Vinícius, da UBS Chácara Santa Maria. A pintura dos vasos foi realizada com a técnica do patchwork e as embalagens descartadas dos produtos de limpeza de Unidade foram reutilizadas.

O objetivo do projeto é realizar oficinas de artesanato reaproveitando resíduos sólidos com usuários e colaboradores da Unidade e em seu território de abrangência.


Data de Publicação: 23/03/2016

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM