Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Programa de combate ao tabagismo de Arujá oferece tratamento gratuito

A Secretaria de Saúde de Arujá oferece tratamento gratuito aos fumantes do município por meio do Programa Antitabagismo. O serviço é realizado com sessões no Centro de Saúde (CS) II e, se houver necessidade, o uso de medicamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,2 bilhão de pessoas são fumantes no mundo. Diariamente, o uso do tabaco mata 10 mil pessoas.

O arujaense que deseja abandonar o hábito de fumar, encontra dificuldade e tem interesse em participar do programa municipal deve procurar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na Rua Vanderlei Nasser do Prado nº 114, no Center Ville, para se inscrever. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O programa municipal é realizado em três etapas. Na primeira, há uma reunião semanal, às terças-feiras, das 13 às 14 horas e das 14 às 15 horas, durante um mês. Na segunda, são realizados dois encontros quinzenais. Já na terceira, há doze meses de acompanhamento com uma reunião mensal.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os dois primeiros grupos do Programa Antitabagismo deram início ao tratamento em 27 de maio, com 15 inscritos. Deste total, 11 seguem com tratamento e acompanhamento mensal. Em 5 de agosto serão formadas novas turmas. Já há 18 participantes confirmados.

“Com o programa, nós buscamos reduzir o número de fumantes e oferecer meios para aqueles que querem parar, mas têm dificuldades. Para dar todo o suporte necessário, temos uma equipe com psicólogo, assistente social, enfermeiro e médico”, afirma a secretária de Saúde de Arujá, Clarinda Carneio.

O tratamento contra o tabaco faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Sistema Único de Saúde (SUS), coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde.

 

Foto: O tratamento contra o tabaco faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Sistema Único de Saúde


Data de Publicação: 21/07/2014

Fonte: Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Arujá