Campanha Novembro Azul em Mogi das Cruzes agenda 1.171 exames

A Campanha Novembro Azul terminou na última sexta-feira (28/11) com 1.171 exames de sangue para detecção precoce do câncer de próstata agendados para homens com idade entre 45 e 70 anos. Deste total, 938 já realizaram o procedimento e 154 apresentaram resultados alterados. Neste caso, os pacientes estão sendo encaminhados para atendimento com médicos urologistas que atuam na Unica, em Jundiapeba, no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, e no Ame, no Jardim Santista. 

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, comemora a participação do público na segunda edição do evento, realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes. “O Novembro Azul foi um sucesso. Aproveito a oportunidade para agradecer a parceria do Fundo Social de Solidariedade e também o apoio da Câmara Municipal. Por meio de um amplo trabalho de divulgação, os homens estão vencendo o preconceito e participando dessa importante campanha”, afirma.

Assim como no ano passado, o sucesso da Campanha Novembro Azul está diretamente ligado ao esclarecimento. “Deixar claro que o exame inicial é uma coleta de sangue serve para desmistificar a prevenção ao câncer de próstata e incentivar a participação dos homens”, acrescenta Cusatis. 

Segundo ele, os homens que não participaram da Campanha Novembro Azul podem realizar o exame durante todo o ano, bastando passar consulta com clínico geral e solicitar o procedimento, em qualquer unidade de saúde. Outra forma é por meio do Programa Filho que Ama leva o pai ao Ame, campanha da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que reúne check-ups de cardiologia e urologia para homens a partir dos 50 anos de idade. 

Os interessados podem agendar consultas e exames sem pedido médico no mês de aniversário. Os atendimentos são realizados aos sábados e o agendamento deve ser feito por telefone: 0800-779-0000. Em Mogi das Cruzes, o Ame funciona na rua Engenheiro Eugênio Mota, nº 313, no Jardim Santista.


Data de Publicação: 03/12/2014

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes