O trabalho da equipe de Saúde Mental no Hospital Municipal Evandro Freire

A enfermaria de saúde mental do Hospital Municipal Evandro Freire foi criada com a finalidade de atender e oferecer internação a pacientes usuários de álcool e drogas ilícitas com comorbidades clínicas.

Durante o ano de 2013 e meados de 2014, a taxa de ocupação não ultrapassava de 45%. A partir de março de 2014, com a liberação para internação de pacientes psiquiátricos, tais como: neuróticos, psicóticos, a taxa de ocupação aumentou. Hoje, com a reestruturação do serviço, está em torno de 90%.

O aumento significativo deu-se graças ao envolvimento e parceria da equipe da superintendência de Saúde Mental do municipio do Rio de Janeiro, junto a equipe de saúde do Hospital Municipal Evandro Freire, que está em contato permanente com a central de regulação do município.

Outro indice que revela a qualidade do serviço é a taxa média de permanência baixa, o que se deve ao tratamento humanizado e individualizado dado a cada usuário.

A equipe multiprofissional da saúde mental é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas,  assistente social, psicológo e odontólogo, que trabalham  focados nas necessidades desses usuários e estão em contato permanente com os familiares, auxiliando na integração e retorno destes a seus lares.

Foto: Equipe de Saúde Mental do Hospital Municipal Evandro Freire 


Data de Publicação: 04/03/2015

Fonte: Assessoria de Imprensa - CEJAM