A enfermaria de saúde mental do Hospital Municipal Evandro Freire foi criada com a finalidade de atender e oferecer internação a pacientes usuários de álcool e drogas ilícitas com comorbidades clínicas.
Durante o ano de 2013 e meados de 2014, a taxa de ocupação não ultrapassava de 45%. A partir de março de 2014, com a liberação para internação de pacientes psiquiátricos, tais como: neuróticos, psicóticos, a taxa de ocupação aumentou. Hoje, com a reestruturação do serviço, está em torno de 90%.
O aumento significativo deu-se graças ao envolvimento e parceria da equipe da superintendência de Saúde Mental do municipio do Rio de Janeiro, junto a equipe de saúde do Hospital Municipal Evandro Freire, que está em contato permanente com a central de regulação do município.
Outro indice que revela a qualidade do serviço é a taxa média de permanência baixa, o que se deve ao tratamento humanizado e individualizado dado a cada usuário.
A equipe multiprofissional da saúde mental é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistente social, psicológo e odontólogo, que trabalham focados nas necessidades desses usuários e estão em contato permanente com os familiares, auxiliando na integração e retorno destes a seus lares.
Foto: Equipe de Saúde Mental do Hospital Municipal Evandro FreireÂ
Data de Publicação: 04/03/2015
Fonte: Assessoria de Imprensa - CEJAM