Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Cada modalidade esportiva requer um preparo físico específico

 

A prática de cada modalidade esportiva requer um preparo físico específico para evitar o aparecimento de determinadas lesões. 
 

O médico ortopedista Agnaldo de Oliveira Júnior orienta que os grupos musculares e articulações mais exigidas no esporte escolhido devem ser os mais trabalhados.

“Como cada atividade esportiva demanda mais de determinada parte do corpo, o risco de desenvolver problemas sérios nesses locais é maior”, completa. De modo geral, alongamento, fortalecimento muscular e exames médicos periódicos devem fazer parte da rotina de quem decide começar a praticar esportes.

Em modalidades que exijam mais dos membros inferiores - como no futebol e na corrida – é recomendado que a musculatura do quadril, coxa e perna e as articulações do joelho e tornozelo sejam as mais desenvolvidas. No caso dos adeptos de esportes em que o movimento é maior com membros superiores, como vôlei, tênis e natação, o foco do condicionamento são os músculos e articulações dos ombros, punhos e quadril.

“Alongar e fortalecer os músculos mais exigidos melhora também a movimentação e a flexibilidades das articulações ligadas a esses músculos, o que ajuda a evitar o desenvolvimento de lesões como entorse de joelho ou tendinite no ombro, por exemplo. Mas é importante ressaltar que como atleta deve-se trabalhar o corpo inteiro”, finaliza.



 


Data de Publicação: 22/08/2011

Fonte: Vya Estelar