Instituto de Responsabilidade Social participa de nova ação de saúde na Penitenciária Feminina de Santana

Nesta quinta-feira (28/08), o Instituto de Responsabilidade Social CEJAM realizou uma nova ação de saúde na Penitenciária Feminina de Santana, na zona norte de São Paulo, desta vez ampliando o atendimento para as detentas estrangeiras.

Durante todo o dia, a equipe do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher PAISM Móvel, com o apoio de voluntários do Programa de Voluntariado “Dr. Conforto”, realizou 145 coletas do exame de papanicolau, além de oferecer orientações sobre a prevenção do câncer do colo de útero e de mama.

Após a coleta, os resultados são devolvidos as pacientes pelas médicas ginecologistas do PAISM, que além das prescrições realizam os devidos encaminhamentos a tratamentos. A ação conta com a retaguarda dos organizadores que garantem que os exames alterados sejam acompanhados pela equipe do PAISM.

Outras entidades participaram da ação e realizaram serviços como: aferição de pressão arterial, teste glicêmico, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, corte de cabelo, depilação, 2ª via de documentos, entre outros.

“O diferencial desta ação foi o atendimento às detentas estrangeiras que em uma proporção significativa era a primeira vez que realizava o exame preventivo ao câncer do colo de útero. Foi um dia de muito trabalho, mas a equipe sempre retorna com a sensação do dever cumprido.”, relata Tatiane Gomes, coordenadora do Instituto de Responsabilidade Social CEJAM. 


Data de Publicação: 29/08/2014

Fonte: Assessoria de Imprensa - CEJAM