Secretário de Saúde de Mogi das Cruzes apresenta nova unidade para moradores da Chácara Guanabara

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, se reuniu nesta tarde de quinta-feira (16/07) com moradores, agricultores e lideranças do bairro Chácara Guanabara, na divisa de Mogi das Cruzes com Guararema, para explicar o funcionamento do novo posto que será inaugurado neste sábado (18/07), às 11 horas. No encontro, ele apresentou a equipe e as instalações e aproveitou para informar que a antiga unidade, localizada na Estrada do Taboão-Lambari, continuará funcionando normalmente, ampliando o atendimento à população que vive naquela região. 

“Desde a semana passada, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde já está no bairro realizando os trabalhos de territorialização e elaboração dos mapas para as visitas às famílias. Aqui vocês contarão com uma equipe completa de Saúde da Família, inclusive dentista, que é uma especialidade trazida para esse programa na atual gestão municipal”, informou o secretário. 

A equipe do Chácara Guanabara será formada por 13 pessoas, sendo cinco agentes comunitários moradores no bairro, dois técnicos de enfermagem, uma enfermeira, um médico clínico geral, um técnico de farmácia, um auxiliar administrativo, um dentista e um agente de saúde bucal. “O médico é um clínico geral, que fará o atendimento das crianças, adultos e idosos, incluindo visitas domiciliares”, acrescentou Cusatis, lembrando que os agendamentos de consultas serão feitos na própria unidade ou de acordo com as demandas trazidas pelos agentes comunitários em suas visitas às residências.

A Unidade de Saúde da Chácara Guanabara terá capacidade para atender até 1 mil famílias, ou seja, cerca de 4 mil pessoas. Para isso, conta com um prédio novo de 322 metros quadrados, construído ao lado da escola, que conta com consultório médico com sanitário, consultório odontológico, farmácia, sala de educação e saúde, recepção e arquivo, salas para inalação, imunização, aplicação de medicamentos, curativos, coleta de material para exames e sanitários. A Unidade do Taboão-Lambari também terá capacidade para atender até 1 mil famílias, ou 4 mil pessoas, complementando atendimento numa das regiões mais distantes da cidade. 

A nova unidade da Chácara Guanabara fica na rua São Paulo, esquina com rua Mato Grosso, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.


Data de Publicação: 17/07/2015

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes