UBS Vila Calu e AMA Especialidades Jardim São Luiz recebem Selo de Qualidade ONA nível 1

Aconteceu nesta quinta-feira (04/02), a entrega simbólica dos certificados de Acreditação ONA nível 1 às Unidades de Saúde sob gestão do CEJAM, UBS Vila Calu e AMA Especialidades Jardim São Luiz, com a presença de colaboradores, representantes da supervisão técnica de saúde M Boi Mirim, da Coordenação Regional de Saúde Sul, dirigentes do CEJAM e seu superintendente Dr. Fernando Proença de Gouvea.

A Acreditação é o reconhecimento formal por órgão independente especializado em normas técnicas, o qual valida se uma instituição atende a prerrogativas e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. Na área da Saúde, as acreditações certificam as instituições que demonstram possuir ações e processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento aos usuários, baseados nas melhores práticas e legislações vigentes.

Durante a cerimônia, a gerente da UBS Vila Calu, Nely da Silva apresentou as melhorias implantadas na unidade após o processo de certificação. Por meio de vídeos, alguns colaboradores também exaltaram como a implantação de fluxos e outras padronizações impactaram positivamente nos processos da Unidade.

 “São 58 profissionais fazendo a diferença na vida de quase 17 mil pessoas. Neste certificado, tem a mão e o coração de todos”, disse Dra. Laura Deorsola, representando o Secretário de Saúde Alexandre Padilha. Conselheiro da UBS há quatro anos, Francisco Mesquita complementou: “Esperamos que as dificuldades que encontramos pelo caminho sejam sempre superadas.

A Acreditação foi conquistada a partir de várias etapas de um processo dinâmico e participativo, com a realização de diagnóstico organizacional, visita prévia e visita de certificação pelo IQG. Ações de impacto sistêmico foram realizadas como a modelagem dos processos assistenciais, implantação de importantes Comissões nas Unidades, tais como Biossegurança, Gerenciamento de Riscos e Auditoria Interna. Complementarmente foram realizados treinamentos para sensibilização dos colaboradores, capacitações, elaboração de indicadores e monitoramento dos resultados com o apoio da equipe de Qualidade CEJAM.

“O mais importante de todo esse processo são vocês aqui da ponta. Não é fácil fazer saúde. O nome acreditação, não é à toa, vem do verbo acreditar e é isso que vocês fizeram, acreditaram”, destacou o diretor técnico, Ademir Medina.

Emocionado, Dr. Fernando Proença relembrou a história da região, a luta e as dificuldades superadas. “Conquistamos este selo graças a uma Secretaria que nos vê como parceiro, uma comunidade engajada e lutadora e equipes muito comprometidas. Este é o nosso segredo e o nosso orgulho”, enfatizou o superintendente.

O processo de avaliação foi realizado por uma Instituição Acreditadora Credenciada, o IQG – Instituto Qualisa de Gestão, empresa líder do mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde com uma estrutura construída ao longo de mais de 15 anos.

Outros dois serviços estão em processo de preparação para receber o titulo como o CER IV M’Boi Mirim, a UBS Cidade Ipava, com previsão de certificação ainda em 2016.


Data de Publicação: 05/02/2016

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM