Campanha de Vacinação contra a Gripe em Mogi das Cruzes termina nesta sexta-feira, dia 22

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população que ainda não buscou imunização contra a gripe para a última semana de Campanha, que segue até sexta-feira (22), em todos as Unidades Básicas de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Até agora foram imunizadas 34.900 pessoas em Mogi das Cruzes, o que corresponde a 34,9% do público-alvo estimado. A meta é chegar em 80%.

Desde que a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi iniciada, no dia 4 de maio, já foram imunizadas 3.060 crianças de seis meses a dois anos incompletos (33,64); 5.256 crianças de dois a cinco anos incompletos (31,55%); 1.317 gestantes (28,95%); 306 puérperas (40,91%); 18.206 idosos (44,72%); 1.530 trabalhadores na saúde (17,15%); 5.216 pessoas portadoras de doenças crônicas (26,88%); e nove indígenas. 

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes, orienta o público-alvo para que procure uma unidade de saúde, destacando a importância de realizar a imunização o quanto antes. “Para garantir o efeito desejado de proteção, é importante que a imunização seja feita antes da chegada do período mais rigoroso do inverno”, explica.

Em Mogi das Cruzes, algumas estratégias têm sido desenvolvidas para facilitar o acesso à vacinação. Desde a última quinta-feira (14/05), os grupos assistidos pela Campanha podem receber a dose contra a gripe na Festa do Divino Espírito Santo. No último final de semana, a imunização foi realizada durante a edição especial do Programa Rua Mais Feliz Cidadã, em Cezar de Souza, durante a inauguração da Escola Municipal Prof.ª Maria Coeli Bezerra de Melo.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 80% da população com idade entre seis meses e 5 anos (incompletos); idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas (de acordo com protocolo) e indígenas. A vacina protege contra os tipos mais comuns da gripe, responsáveis pelas epidemias sazonais e doenças respiratórias, como pneumonia e resfriados mais fortes.

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar; portanto alguns cuidados simples podem reduzir os riscos de contágio: cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas.

Outras recomendações são evitar locais fechados; lavar sempre as mãos com água e sabão; manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente os lenços de papel no lixo. 

Informações pelo telefone 4798-6768.


Data de Publicação: 20/05/2015

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes