Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Região Sul celebra Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Diariamente, um exército de profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) vai até onde quase mais nenhum serviço chega: são os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Eles andam no sol e na chuva, percorrem ruas de terra, sobem ladeiras, andam nos bairros nobres e nas periferias. Estão sempre determinados na tarefa de aproximar a população dos equipamentos de saúde que atuam dentro do modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Criada em 10 de julho de 2002, pela Lei n°10.507, a profissão de ACS possui funções fundamentais da ESF, tais como a realização de promoção e prevenção à saúde, visitas domiciliares, assistência às famílias moradoras da sua área de atuação, participação em palestras e auxílio aos usuários com orientações sobre os mais variados assuntos.

Como forma de agradecimento pelo trabalho realizado, as UBS Novo Jardim e Novo Caminho, em M’Boi Mirim, em parceria com a ONG Bloco do Beco, prepararam um evento especial para celebrar a data e valorizar o trabalho dos ACS. A atividade será realizada no dia 14 de outubro, ao longo de toda a manhã, no SESC Interlagos.

Paixão pelo trabalho
Iracema Ferreira de Oliveira é ACS da UBS Parque Regina, no Campo Limpo. Apesar de já ser aposentada de outro emprego, faz questão de continuar atuando como agente de saúde no bairro onde mora. Em setembro, Iracema completou 70 anos. Como prova de reconhecimento, recebeu uma homenagem dos colegas de trabalho que a deixou emocionada. “Estou feliz em ver o carinho de todos comigo. Enquanto eu puder, trabalharei aqui, dando meu melhor”, disse.

João Ferreira da Silva Neto, morador do bairro Orion, em Capela do Socorro, há 30 anos reconhece a importância dos ACS. “Eles são ótimos, são praticamente um da nossa família, nos tratam super bem e não tenho nada do que questionar”, afirmou.

Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora de saúde da região Sul, também faz questão de parabenizar os ACS. “O Agente Comunitário de Saúde tem que residir na comunidade em que trabalha, pois isto ajuda e reforça o vínculo com a população, beneficiando toda a atuação da equipe da unidade de saúde. Ele é o elo que permite essa ligação. Além disto, eles atuam em diversos contextos, promovendo saúde. Por tudo isso, é inegável a contribuição destes trabalhadores para a melhoria de indicadores e para o fortalecimento do SUS”, disse Tania.

Terezinha Leite Oliveira Salgado é ACS na UBS/AMA Integrada Jardim Alfredo, em M’Boi Mirim. Por gostar tanto da profissão, criou o “Hino do ACS”, uma música que retrata com sensibilidade o trabalho realizado diariamente por ela e por seus colegas.

HINO DO ACS

Nós somos da saúde, os vigilantes ACS’s do Brasil
Destemidos seguiremos confiantes,
Pelas ruas, praças e lugares mil.
Na bagagem levaremos esperanças,
De melhores dias que virão,
Para jovens, para idosos e crianças,
Para todos os brasileiros meus irmãos!

Refrão
Eia avante, companheiros
A bandeira da saúde empunharemos,
E nada e ninguém nos deterá
E a saúde do Brasil renascerá.

Do nascer, até o sol poente,
Os nossos passos se ouvirá;
Pelos caminhos ficarão nossas sementes,
De persistência, trabalho, amor e paz.

Refrão
Eia avante, companheiros
A bandeira da saúde empunharemos,
E nada e ninguém nos deterá
E a saúde do Brasil renascerá.
Saúde, Brasil!


Data de Publicação: 06/10/2016

Fonte: Coordenadoria CRSSUL