CEU Três Lagos expõe pinturas de pacientes de CAPS AD do Jardim à‚ngela

Depois de passar pelo Parque Ecológico do Guarapiranga (zona Sul), a exposição com pinturas de usuários do CAPS, inspiradas na obra do artista plástico Carlos Haraldo Sorensen, chega ao CEU Três Lagos, no Jardim São Pedro, também na zona Sul. O objetivo é desenvolver e melhorar as funções cognitivas dos pacientes. 

Esse é mais um reconhecimento do trabalho terapêutico desenvolvido pelo CAPS Álcool e Drogas (AD) 3 Jardim Ângela para estimular seus pacientes. A unidade possui um grupo coordenado por um terapeuta ocupacional e um artista plástico. Os quadros foram desenvolvidos nesse grupo e o oficineiro Roberto Otaviano de Carvalho propôs expor as obras, que estão sendo expostas pela segunda vez.

Habilidades e potenciais ocultos

“Ao verem as suas produções expostas, os pacientes demonstraram satisfação e perceberam concretamente suas habilidades e potenciais, que estavam ocultos pelo uso de substâncias psicoativas”, afirma Marta Rudge, terapeuta ocupacional da unidade.

Os participantes possuem, em sua maioria, grande sofrimento psíquico e outras doenças associadas à dependência química. Para ingressar no grupo é necessário realizar avaliação neuropsicológica prévia, que busca identificar as habilidades dos pacientes para adequar o planejamento das atividades que serão propostas.


Data de Publicação: 12/03/2015

Fonte: William Amorim - Comunicação CRSSUL