Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Grupo Idade Ativa promove o bem estar e momentos de saúde e diversão para idosos

Coordenado pelas equipes de ESF e NASF, o grupo “Idade Ativa” busca, por meio de atividades integrativas e terapêuticas, resgatar a qualidade de vida, promover a interação e o bem estar social e emocional, da população da terceira idade. Trabalha a convivência dos idosos, a sociabilização e a estimulação da memória através de atividades divertidas.

Acontece nas Unidades Jardim Eledy, São Bento, Germânia, Magdalena, Parque do Engenho e Jardim Comercial no Capão Redondo e UBS Jardim Nakamura e Jardim Coimbra no Jardim Ângela.

Os encontros são realizados uma vez por mês em algumas UBS e uma vez por semana em outras, e todos contam com o apoio da equipe multiprofissional do NASF, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e da ESF, agentes de saúde, profissionais de enfermagem e médicos, sempre com atividades diferentes como festas, passeios, palestras, entre outras.

A Agente Comunitária de Saúde da UBS Jardim Eledy, Cristiane Moraes participa do grupo desde seu primeiro encontro, há um ano e se emociona a cada história. “Gosto muito de participar deste grupo, pois ao mesmo tempo em que aprendo, me emociono. Ver a empolgação e a disposição deles em cada passeio que fazemos é muito gratificante. Eles são um exemplo de vida e de superação para todos”, destaca a ACS.

No final do mês de abril, 25 idosos visitaram o Parque do Lago Francisco Rizzo, em Embu das Artes. “São momentos como este são especiais de muita diversão, alegria e motivação”, comemora a enfermeira Greice Marques Fonseca, coordenadora do grupo.

Alessandra Jacinto, psicóloga do NASF, participa dos grupos na UBS Jardim Nakamura e UBS Jardim Coimbra relata que “o grupo de idosos é um dos mais ricos que participo, pois é um aprendizado a cada encontro, eles estão sempre se superando, com toda dificuldade física, às vezes psíquica, se esforçam para finalizarem as atividades propostas, sorriem como crianças, abraçam apertado, choram de emoção, dizem não quando é necessário, são realmente exemplos de vida. Sinto uma imensa gratidão pelo meu trabalho me proporcionar a oportunidade de trabalhar com grupo de idosos”.

Os grupos realizados nas UBS Parque do Engenho e Jardim Magdalena, contam ainda com orientações nutricionais para uma alimentação equilibrada nesta fase da vida que exige mais cuidados. A nutricionista Alvina da Silva que acompanha os grupos refere “satisfação e bem estar em possibilitar uma interação social entre os idosos, e poder melhorar a qualidade de vida com relação aos hábitos alimentares”.

“As atividades realizadas com idosos são fundamentais, pois trazem mudanças significativas na vida da população, uma vez que proporcionam autonomia, fortalecem a autoestima e melhoram a qualidade de vida, contribuindo assim, com um envelhecimento mais ativo”, comenta Joice Sales, Supervisora Técnica do NASF. 

Foto: Passeio Idade Ativa Jardim Eledy 


Data de Publicação: 22/05/2017

Fonte: Luciana Zambuzi - Assessoria de Imprensa CEJAM