Dengue, zika e chikungunya: cuidado ao mosquito deve ser mantido o ano todo

Mesmo estando no inverno, devemos manter cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. É fundamental cuidar do quintal de casa, do ambiente de trabalho e todo e qualquer lugar onde a larva possa se desenvolver. Essas doenças são uma ameaça o ano inteiro e qualquer trégua pode significar uma epidemia quando as temperaturas voltarem a subir. Por isso, cada um precisa fazer o seu papel na luta contra o vetor.

Mantenha a caixa d’água e a lixeira tampadas, não acumule lixo, entulho e nenhum tipo de recipiente que possa acumular água, como garrafas pet, pratinhos de planta, latas etc. Em caso de suspeita, fique em repouso, beba muito líquido e vá a uma unidade de saúde. Não tome remédios sem prescrição médica.

Denúncias sobre possíveis focos do mosquito devem ser encaminhadas para o 0800 7730 005, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A ligação é gratuita e sigilosa. Possibilitar a criação do mosquito é crime previsto na Lei 2.893/2016.

 


Data de Publicação: 26/07/2017

Fonte: Comunicação Prefeitura de Embu das Artes