Seu email foi confirmado com sucesso!

Para ativar a senha de seu email, favor abrir um chamado no CAS informando a chave #.
Em alguns segundos, você será direcionado para a criação de sua assinatura digital.

X

Sua assinatura digital foi criada com sucesso!

Lhe foi enviado um email com a sua assinatura, juntamente com as instruções para a sua utilização.

Agentes comunitários de saúde do Conjunto Toyama, em Mogi das Cruzes, iniciam visitas com tablets

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, realizou, nesta manhã de quinta-feira (23/10), uma visita à unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Conjunto Toyama para conhecer, na prática, a atuação dos agentes comunitários na utilização de tablets durante as visitas domiciliares. O recurso é mais uma inovação do SIS – Sistema Integrado de Saúde, que desde a sua implantação, em 2010, vem promovendo importantes avanços na saúde de Mogi das Cruzes. 

O trabalho começou com a informatização e evoluiu para a disponibilização de recursos importantes como prontuário eletrônico, controle de estoques de medicamentos e insumos, disponibilidade de vagas e confirmação de consultas e exames por mensagens de celular ou fonadas, além do mapeamento clínico dos pacientes por região e do combate à violência contra crianças, mulheres e idosos. “Hoje o SIS dá mais um passo enorme no controle do atendimento aos pacientes, com atenção especial a públicos específicos como hipertensos, diabéticos e idosos”, afirma o secretário. 

Com investimento estimado em torno de R$ 12 mil, foram adquiridos 30 tablets nesta primeira etapa, dos quais seis já estão sendo utilizados por agentes comunitários de saúde do Conjunto Toyama. Os outros 24 serão usados pelas equipes do PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde, localizado no Distrito de Jundiapeba, e que reúne 24 profissionais. “Os tablets substituem as antigas fichas de cadastro e acompanhamento das visitas utilizadas pelos agentes comunitários, garantindo vantagens como agilidade, sincronização dos dados e lançamento imediato das informações”, explicou o secretário.

Para conhecer de perto a atuação do novo sistema, a equipe do PSF Conjunto Toyama foi até a casa da aposentada Liege Maria da Conceição da Silva, 61 anos, onde os agentes comunitários demonstraram o novo sistema de cadastramento. “Está muito mais rápido. Antes as informações eram lançadas em fichas de papel. Agora está tudo no aparelho”, elogia a paciente, que faz acompanhamento da diabetes e hipertensão.

Inaugurada em maio de 2012, a unidade do PSF Conjunto Toyama garante acompanhamento para gestantes, crianças, pacientes inseridos em programas especiais como Hiperdia, acompanhamento de recém-nascidos, vacinação, atendimento odontológico, entre outros procedimentos. Atualmente, soma 697 famílias cadastradas, num total de 2.370 pessoas assistidas, mas outras 80 famílias estão sendo inseridas. “São pessoas que vivem nas proximidades e que já estão sendo cadastradas pela equipe de saúde”, afirma o secretário.


Data de Publicação: 24/10/2014

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes