HomeInstitucional Dr. João Amorim
 
Filho de imigrantes que se casaram no Brasil, ela siciliana, ele português, João Amorim foi o caçula de uma família de sete irmãos.

Nascido em São Vicente, em 23/06/1913, fez seus estudos no Ginásio Santista, então dirigido pelos Irmãos Maristas. Ao final do curso, chamado pelo Reitor para uma conversa, seu pai que queria que o filho fosse trabalhar com ele foi alertado para sua capacidade, o educador insistia que João deveria seguir com os estudos.

Assim foi, e em 1938 João Amorim formou-se pela Faculdade de Medicina da USP, sendo o primeiro cidadão de sua cidade a tornar-se médico.

Um dos pioneiros na especialidade da ginecologia-obstetrícia, foi fundador e primeiro Diretor da Casa Maternal e da Infância, hoje Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, criada pelo governo de São Paulo em 1944 para o atendimento a mulheres carentes, gestantes e parturientes.

Exerceu a medicina durante intensos 65 anos, e graças à sua perícia, dedicação e ética, construiu uma vasta clientela particular, sem nunca abdicar de seu trabalho social. Durante muitos anos foi o Diretor Clínico da Cruzada Pró-Infância (hoje Hospital Pérola Byington), hospital beneficente de inestimável trabalho junto à população mais necessitada. Foi também Chefe da Maternidade do Hospital do Servidor Público Estadual, Diretor Clínico da Maternidade Matarazzo e Diretor Clínico da Maternidade Pró-Matre Paulista. Com o mesmo empenho que se dedicava às suas clientes, entre as quais esposas de governadores, ministros, senadores, grandes empresários, artistas e celebridades, ele tratava parturientes e gestantes indigentes, moradoras de rua e mães solteiras abandonadas à própria sorte.

Nos hospitais e maternidades em que atuou, além de seu trabalho cotidiano como médico, dedicou-se também à formação de novos profissionais, promovendo cursos em sua especialidade, cujas aulas ministrava pessoalmente. Formou várias gerações de ginecologistas e obstetras, profissionais de renome e reputação, entre os quais, para citar apenas um, o Dr. José Aristodemo Pinotti, médico reconhecido internacionalmente, Reitor da UNICAMP, Catedrático da Faculdade de Medicina da USP, incansável batalhador pela saúde da mulher brasileira.

Dr. Amorim, Dr. Pinotti e Dr. Fernando Proença de Gouvêa, formaram o trio que liderou o grupo de médicos e profissionais que em 1991 fundou o CEJAM, organização social sem fins lucrativos que hoje é modelo na promoção e na gestão da Atenção à Saúde Pública em todo o Brasil. Dr. Proença, durante todos esses anos, e ainda hoje, tem sido o esteio e o responsável direto pelo crescimento e pela qualidade da medicina e do atendimento social oferecidos pelo CEJAM.

Casado com Maria Helena Cotrim Amorim durante 68 anos, tiveram seis filhos, dois dos quais se tornaram médicos, mais uma neta fisioterapeuta, mantendo a tradição da família no setor da saúde.

Quando a idade começou a pesar, próximo aos 90 anos, sem capacidade física para praticar a medicina, passou a dedicar-se ao “Dr. Conforto”, programa regular do CEJAM para levar atenção a pacientes internados em longas recuperações, ou até mesmo doentes terminais - visitas que fazia com frequência e muito carinho.

Em 2008, em merecida homenagem póstuma, a Prefeitura Municipal de São Paulo deu o nome de Maternidade Dr. João Amorim à maternidade que funciona junto ao Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, também conhecido como Hospital do M’Boi Mirim.

Neste ano de 2013 todos nós do CEJAM estamos comemorando o centenário de nascimento de um grande médico que dignificou a Medicina. Nosso patrono, com muita honra.

Arthur Cotrim Amorim
Membro Efetivo do CEJAM
Filho do Dr. João Amorim

 

Currículo

DR. JOÃO AMORIM (Falecido em 10/03/2006)

Médico Obstetra com 65 anos de atividades profissionais, Patrono deste Centro de Estudos e com uma carreira na qual pontificou como:

• Fundador da Casa Maternal Leonor Mendes de Barros
• Diretor Clínico do Hospital Pérola Byington
• Diretor da Pró-Matre Paulista
• Diretor Clínico da Maternidade Matarazzo
• Chefe da Maternidade do Hospital do Servidor Público Estadual
• Membro Fundador do CEJAM

Participou do CEJAM, como Presidente do Conselho Fiscal e grande incentivador dos nossos Programas sócio-assistenciais.

Video

 
© Copyright 2000 / 2017 - Todos os direitos reservados.