HomeNotícias >  Acontece em São Paulo
 
Instituto de Responsabilidade Social e Unidades de Saúde do CEJAM participam do Outubro Rosa na Zona Sul
 

Na última segunda-feira (09/10), o CEJAM participou de um evento especial em comemoração ao Outubro Rosa na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro. Organizado pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul, em parceria com a Prefeitura Regional de Santo Amaro e outros apoiadores, o objetivo do evento era sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama – uma doença que ainda mata muitas mulheres no Brasil e no mundo.

A ação contou também com a participação do Instituto de Responsabilidade Social CEJAM, que por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher CEJAM (PAISM), realizou aferição de pressão arterial e teste rápido de glicemia capilar. “Eu gostei bastante. Estava passando pela praça e vi a tenda para aferir pressão e glicemia e decidi vir. Sou hipertensa e sempre tenho que fazer a medição. Então aproveitei o momento”, conta Marailde de Jesus Silva, 50 anos.

A programação teve início com uma aula de aeróbica e capoeira, ministrada pelo agente comunitário de saúde Vanderley Caires dos Santos, da UBS Luar do Sertão, que contou com a presença do grupo “Aeróbica do Luar”. As colaboradoras Regina Maria dos Santos Pereira e Luciana Juventina Grassi, da mesma Unidade, também animaram a programação com uma paródia sobre o Outubro Rosa.

Durante todo o dia foram oferecidas atividades gratuitas à população, tais como: orientações sobre prevenção do câncer de mama e do colo uterino e explicações sobre a relação entre câncer de mama/câncer bucal/tabagismo. A AMA/UBS Integrada Parque Fernanda promoveu uma oficina para que as mulheres pudessem manusear, apalpar e sentir as estruturas de moldes de mamas e aprender a fazer na prática o autoexame e identificar a consistência de nódulos.

“Nós sempre vamos ao especialista e é sempre bom ter alguém para nos orientar sobre um assunto tão importante quanto o câncer de mama. Eu desconhecia as práticas do autoexame e hoje aprendi como fazer e replicar para as amigas”, diz Norbenia Teixeira, 43 anos.

Para Flávia Vieira, assistente social do IRS CEJAM, “o principal objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e sobre a importância de se realizar um diagnóstico precoce da doença. A ação está ligada justamente ao lema do CEJAM, “Prevenir é Viver com Qualidade” e participar desse tipo de evento é poder firmar um compromisso com a população e garantir acesso fácil de qualidade para a realização dos exames”, explica.

OUTRAS AÇÕES
Quem passou pelo local também pode tirar dúvidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), participar de oficinas de amarrações e turbantes, atividades físicas e artísticas, além de apreciar a exposição “Corpos das Penhas” – do Centro de Defesa e Convivência da Mulher Mulheres Vivas, que abordou assuntos como a violência e a participação da mulher na sociedade.

Uma parceria com o Instituto Embelleze deu direito a um corte de cabelo gratuito. Os interessados puderam doar as mechas para que o projeto Amor em Mechas confeccione perucas que serão doadas para pessoas que estão em tratamento quimioterápico.

OUTUBRO ROSA
A campanha mundial nasceu em 1990, com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Mas somente em 1997 foram elaboradas iniciativas voltadas à prevenção. No Brasil, a primeira ação pública foi realizada em 2002 em São Paulo, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”) foi iluminado na cor rosa pela primeira vez, durante todo o mês de outubro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois o de pele não melanoma, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. Vale lembrar que apesar de raro, o câncer de mama também acomete os homens, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Com informações da CRSSUL

Fonte: Felipe Nascimento - Assessoria de Imprensa CEJAM
Data de Publicação: 10/10/2017

 
© Copyright 2000 / 2017 - Todos os direitos reservados.