Aguarde...
04 de Maio de 2018
Com que frequência você higieniza suas mãos? Você sabia que este ato simples e fácil evita de forma eficaz a transmissão de vírus e bactérias prejudiciais ao ser humano? Entre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, por exemplo, a higienização das mãos é uma das iniciativas que garantem proteção contra várias doenças.
Por isso, com o intuito de conscientizar os profissionais de saúde, pacientes e familiares sobre a importância desta prática, a Organização Mundial de Saúde definiu o dia 05 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos.
“Esta ação é simples e ao mesmo tempo de dimensão grandiosa. Acessível a qualquer profissional, ela evita a transmissão cruzada de microorganismos e, por consequência, previne infecções relacionadas à assistência à saúde. Além disso, essa prática agrega segurança ao paciente, o que nós, profissionais de saúde, perseguimos a todo tempo’, afirma Drª Lorena Monteiro, médica infectologista da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do Hospital Municipal Evandro Freire.
ÁGUA E SABÃO OU ÁLCOOL EM GEL?
A cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde. A correta higienização e prevenção de doenças serão garantidas se combinada à lavagem das mãos com água e sabão e à utilização do álcool em gel, que é bastante eficaz contra vários tipos de germes.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) indica o uso de água e sabão sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas, ao iniciar o turno de trabalho, após ir ao banheiro, antes de preparo e manipulação de alimentos e medicamentos e antes e depois das refeições.
O álcool em gel (70%) pode substituir a lavagem das mãos com água e sabão (quando as mãos não estiverem visivelmente sujas), já que ele tem o poder de matar os germes, mas não remover a sujeira, uma vez que não há enxágue.
COMO HIGIENIZAR
Para a higienização com água e sabão ou com álcool em gel ser efetiva, é necessário observar as etapas corretamente de higienizar as mãos para evitar infecções:
1) Com álcool em gel a 70%
- Aplique uma quantidade suficiente de álcool em uma mão em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a superfície das mãos;
- Friccione as mãos entre si;
- Não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas;
- Espere suas mãos secarem.
Duração de todo o procedimento: 20-30 segundos
2) Com água e sabão
- Molhe as mãos com água;
- Aplique na palma da mão quantidade de sabão líquido suficiente para cobrir toda a superfície das mãos;
- Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si;
- Esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas;
- Enxague bem as mãos com água;
- Seque as mãos com papel toalha descartável
Duração de todo o procedimento: 40 a 60 segundos
Fonte: Assessoria de Imprensa CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!