Aguarde...
31 de Julho de 2015
Para celebrar o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto, Mogi das Cruzes participa, neste sábado, da "Hora do Mamaço", que será realizada às 10 horas, no Largo do Rosário. O evento é uma iniciativa do Grupo Apoio Materno Solidário - AMS Brasil e será realizado em parceria com o Banco de Leite da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é ampliar a conscientização, reflexão e discussão da sociedade sobre a importância do ato de amamentar e seus inúmeros benefícios para a mãe e o bebê.
Neste ano, o tema da campanha em todo o mundo será "Mulher Trabalhadora que amamenta: vamos tornar possível!", foco que será abordado também entre os dias 3 e 7 de agosto, quando acontecerá a 3ª Semana Municipal de Aleitamento Materno no município."Nossa equipe técnica fará visitas às empresas e comércios para levar informações sobre os benefícios da amamentação e dicas sobre como incentivar as funcionárias à prática do aleitamento. Nosso principal objetivo é apoiar, incentivar e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto", explica a secretária adjunta de Saúde e coordenadora do Banco de Leite Humano, a pediatra Rosângela Débora Cunha.
A OMS preconiza o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Diante da realidade trabalhista do retorno ao trabalho após 120 dias, as mães podem gozar do direito de descanso de uma hora durante a jornada de trabalho até que o bebe complete seis meses. Esse período pode ser dividido em dois intervalos diários de 30 minutos ou um de 60 minutos, que pode ser combinado na entrada, saída ou no horário de almoço da mãe. Esta prática contribui para que a manutenção do aleitamento materno que reverte em benefícios para a mãe e filho.
"Uma alternativa é a criação de uma sala de apoio à amamentação dentro da empresa, onde a funcionária pode retirar o leite para alívio das mamas e posterior oferta ao bebê ou até mesmo para doação ao Banco de Leite". Muitas mulheres desconhecem que podem continuar retirando e armazenando o leite para oferta ao bebe enquanto estiverem ausentes. “As empresas também se beneficiam com o menor absenteísmo da funcionária, uma vez que as crianças amamentadas adoecem menos; por outro lado, ao dar maior conforto e valorizar as necessidades de suas funcionárias o empregador pode ter como retorno maior adesão ao emprego e, consequentemente permanência de pessoal capacitado; isto certamente leva a uma percepção mais positiva da imagem da empresa perante os funcionários e a sociedade”, acrescenta Rosângela.
Outra ação programada é a ampliação da divulgação do Banco de Leite. O Banco de Leite Humano foi implantado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2013 e desenvolve ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, presta atendimento à gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática da amamentação e executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição. Também promove atividades educativas. A unidade está à disposição das mães e também dos empresários interessados em obter informações detalhadas sobre como manter contribuir e incentivar a prática da amamentação.
O Banco de Leite funciona no prédio do Pró-Mulher, que fica na rua Manoel de Oliveira, nº 30, no bairro do Mogilar. Informações pelo telefone 4798-7343.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura de Mogi das Cruzes
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!