Aguarde...
28 de Fevereiro de 2019
O carnaval chegou e, com ele, muita alegria e energia para a chamada “folia”. Mas para aproveitar toda a diversão que esse período festivo oferece, é essencial dar atenção especial à alimentação.
Pensando nisso, a colaboradora do CEJAM e nutricionista Thais Barros de Avelar Anastácio, que atua no NASF da UBS Jardim Coimbra, traz dicas de como curtir o carnaval sem deixar a saúde e a alimentação saudável de lado. Confira!
1 – Os dias de carnaval geralmente são muito quentes e as pessoas tendem a consumir mais bebidas alcoólicas e se alimentar mal. Qual sua orientação quanto à alimentação e hidratação adequada para esse período de festas?
Nessa época do ano, onde temos o calor excessivo ligado a períodos festivos, devemos optar por alimentos mais leves, tais como frutas, lanches naturais e saladas, evitando alimentos gordurosos, industrializados e ricos em sódio (sal).
Também devemos sempre nos lembrar da ingestão diária de líquidos (em média 2 litros por dia), dando preferência para água e sucos naturais, além de evitar a adição de açúcar e o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos artificiais.
Uma dica para aumentar a ingestão de líquidos é sempre andar com uma garrafinha ou saborizar a água com folhas de hortelã, rodelas de limão ou laranja.
2 – O que fazer em caso de desidratação ou insolação?
Nos casos de desidratação ou insolação devemos ingerir água, inicialmente em poucas quantidades (goles menores), aumentando gradualmente a fim de não provocar náuseas e vômitos.
Em casos de desidratação grave, essa reposição hídrica deve ser feita com soro caseiro (1 litro de água filtrada ou fervida, 1 colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de açúcar), que auxiliará na reposição dos eletrólitos perdidos.
3 – Geralmente, a maioria das pessoas não se organiza para se alimentar de forma saudável durante o carnaval. Como preparar um lanche saudável e prático?
Frutas e castanhas são opções fáceis para qualquer momento do dia em que precisamos fazer um lanche rápido. O planejamento das refeições é a chave de sucesso para uma alimentação adequada.
Uma ótima forma de se planejar é preparar lanches naturais previamente, evitando embutidos, maionese e queijos gordurosos. Se armazenados de forma correta (embalados em plástico filme, retirando o máximo de ar possível), eles se mantêm conservados por até 5 dias na geladeira.
Outra dica também é optar por congelar marmitas saudáveis (com legumes, opções grelhadas e alimentos ricos em fibras), que servirão para os dias que estamos impossibilitados de cozinhar.
Fonte: Assessoria de Comunicação CEJAM
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!